Notícias

Prefeito reúne equipes e aciona Plano de Contingência para chuvas

Publicada em 20/01/2020, às 18h57

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação PMV
chuva
Luciano Rezende reúne a equipe para discutir as ações contra os transtornos da chuva

Com a previsão de chuvas nos próximos dias em Vitória, o prefeito Luciano Rezende se reuniu, na tarde desta segunda-feira (20), com equipes da Defesa Civil e das secretarias envolvidas no Plano de Contingência para traçar medidas preventivas.

"Todo nosso trabalho de preparação para as chuvas acontece todos os dias e durante o ano todo. Mas diante das informações meteorológicas dessa semana, com possibilidade de chuvas fortes, nós reunimos a equipe para checagem de todos os pontos, inclusive acionamento automático das bombas, para que possamos atravessar a semana com os transtornos normalizados em apenas algumas horas", destacou o prefeito Luciano Rezende.

A previsão é de precipitação pluviométrica de 30mm ainda nesta segunda-feira, aumentando para 45 mm na terça; 80 mm na quarta; 55 mm na quinta; chegando a 90 mm na sexta-feira.

"A Defesa Civil manterá o esquema de prontidão 24 horas para atender a qualquer demanda da população. O munícipe pode acionar o plantão pelo do telefone (27) 98818-4432. Além disso, estarão de prontidão as equipes de limpeza, corte de árvores, guarda e outras envolvidas no Plano de Contingência", disse o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno.

Segundo ele, serão intensificadas as ações de monitoramento das áreas de risco, enquanto as equipes da Central de Serviços dão atenção especial à limpeza de bueiros e galerias e ao funcionamento das seis estações de bombeamento da cidade.

Orientação para o período de chuvas

Em períodos de chuvas intensas, a população deve ficar atenta às dicas de segurança.

Antes
Evite jogar lixo nos bueiros (boca-de-lobo), para não obstruir o escoamento da água;
Evite construir em cima de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa;
Evite construir embaixo de barrancos que possam deslizar, soterrando sua casa.

Durante
Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
Evite deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Depois
Evite usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde;
Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados;
Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

 


Voltar ao topo da página