Notícias

Praia Limpa: campanha para banhistas e comerciantes neste fim de semana

Publicada em 10/01/2020, às 16h49

Por Regina Freitas, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
praia limpa
Os profissionais que vão trabalhar nas abordagens tiveram treinamento durante a semana

Com a chegada do Verão, as praias são atrações mais procuradas pelos moradores e turistas de Vitória. No entanto, é necessário que todos cuidem do meio ambiente. Para sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar esse ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente realiza nesse mês a 29 edição da Campanha Praia Limpa.

Neste sábado (11) começam as abordagens educativas junto aos quiosqueiros, bares e ambulantes próximos às praias, assim como os banhistas.

No sábado será feita abordagem nas praias da ilha do Frade. No domingo (12), na Ilha do boi. Segundo a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, Juliana Sardinha, abordagem vai falar sobre os residuos que são deixados nas praias e a responsabilidade de cada banhista descartá-los nas lixeiras.

Outro ponto da abordagem é a sobre a importância de observar as placas de balneabilidade distribuídas pelas praias, que apresentam se o local está próprio, impróprio ou interditado para banho.

Cuidado com as restingas

A preservação dos locais de restinga, também, será abordada pelas equipes. A preservação dos locais de restinga, que é uma vegetação importante no ecossistema e protegido por leis federal, estadual e municipal, é fundamental para o meio ambiente praial, e aquele espaço não pode ser utilizado para fazer churrasco, jogar lixo, andar sobre a mesma, retirar mudas ou estacionar qualquer tipo de veículo. Essa ações em restinga são consideradas crimes ambientais.

E outro tema abordado será a respeito a Guarda Responsável de Animais Domésticos onde as equipes da Campanha Praia Limpa estarão falando sobre os cuidados com os pets nesse ambiente como: andar com o seu cão na coleira e na guia, recolher os dejetos do seu animal e ficar atento quanto ao calor para que os animais não sofram com as altas temperaturas.


Voltar ao topo da página