Notícias

Plantio de espécies nativas vai marcar Dia Nacional da Mata Atlântica

Publicada em 22/05/2024, às 17h40 | Atualizada em 22/05/2024, às 17h40

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Leonardo Silveira
Parque da Fonte Grande - Trilha e Mata Atlântica
Parque da Fonte Grande - Trilha e Mata Atlântica (ampliar)

O plantio de mudas de espécies nativas  vai marcar a comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica em Vitória. A ação, que acontece na próxima segunda-feira (27), terá a presença de estudantes da capital. Neste ano, o plantio será no Parque da Fonte Grande, a partir das 15 horas. A unidade de conservação, localizada no "coração" do Maciço Central da capital, é um dos maiores remanescentes desse ecossistema protegido por lei em área urbana do país.

Em seu terreno de 218 hectares, o que equivale a uma área de aproximadamente 218 campos de futebol,  o Parque de clima quente e sujeito a muitas chuvas ao longo do ano, conserva uma cobertura vegetal com predomínio de floresta secundária de Mata Atlântica em vários estágios sucessionais, representantes da floresta original. ele tem árvores centenárias, vegetação rupestre, encontrada nos afloramentos rochosos, e uma fauna variada, composta de répteis, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.

"A Fonte Grande é um local muito representativo da nossa capital. O parque desenvolve sentimentos de pertencimento, de valorização da Mata Atlântica, que contribui para a qualidade de vida da nossa cidade. Quando a gente cuida com carinho, a gente tem uma área verde e uma cidade preparada para todas as gerações", destacou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Ações verdes

A atual gestão do município tem realizado o aumento de áreas verdes permeáveis, com o desafio de plantar uma muda de espécie nativa por habitante da cidade, por meio do Programa Vix Flora. Para alcançar a meta, a prefeitura vem desenvolvendo diversos projetos com recursos próprios e em parcerias com organizações civis e empresas.

Também promoveu a criação de novos parques e desenvolve o Programa Vitória + Verde com ações que visam a melhoria e a modernização dos parques naturais da cidade. Recentemente, atualizou o inventário da arborização urbana com a identificação de mais de 34 mil árvores localizadas em áreas públicas, como canteiros centrais e laterais, alamedas, praças, recantos, rotatórias e orla da cidade.

"A recuperação de áreas verdes na capital tem possibilitado o retorno da biodiversidade local por meio de iniciativas e investimentos. Vários projetos envolvem o restabelecimento da cobertura vegetal, a preservação de matas e a identificação da qualidade e a quantidade de água em nascentes da cidade", destacou o secretário.

Dia da Mata Atlântica

Em 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é uma referência a quando Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas, ainda em 1560.

A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil e sua biodiversidade é uma das maiores do planeta: milhares de espécies vegetais e animais ocorrem apenas nela. Esse bioma, atualmente, compreende 15% do território brasileiro e está distribuída por 17 Estados, entre o Piauí e o Rio Grande do Sul, e também está em parte da Argentina e Paraguai.


Voltar ao topo da página