Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Oficinas, palestras e vídeos marcam a Semana da Saúde do Adolescente na Escola

Publicada em 25/10/2019, às 18h43

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Semana da Saúde do Adolescente na Escola

Ação intersetorial envolveu estudantes da rede municipal e levou animação para o Centro de Artes e Esportes Unificados (Ampliar imagem)

Até esta sexta-feira (25), várias Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Vitória (Emefs) participaram de diversas atividades da Semana da Saúde do Adolescente na Escola.

Na última quarta-feira (23), as unidades de saúde de Santo André e da Ilha das Caieiras, em parceria com as Emefs Maria José Costa Morais, Tancredo de Almeida Neves, Eliane Rodrigues dos Santos, Francisco Lacerda de Aguiar e José Lemos de Miranda, realizaram uma grande ação, que contou com a participação de estudantes e professores das faculdades Salesiano e Faesa.

Juntas nessa ação intersetorial, 120 adolescentes se encontraram no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Lá eles assistiram a uma apresentação circense do Cajun de Santo André e depois participaram de outras atividades. Alguns assistiram ao documentário “Eu, adolescente, grávida”.

Outros participaram de uma oficina com Jackson Santos, mais conhecido como Jack da Rua, e assistiram ao curta capixaba “Na Quebrada”.

Em outro grupo, os adolescentes fizeram uma oficina sobre Projeto de Vida com professores e alunos da Faesa. Já outros interagiram em uma roda de conversas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Escolhas saudáveis

Renata Madureira, secretária executiva da Semus, ressaltou a importância do evento para aproximar os estudantes das unidades de saúde.

"As atividades buscam ressaltar a importância de fazer escolhas saudáveis em todas as etapas da vida, inclusive na adolescência. E com a participação das equipes das unidades de saúde, buscamos nos aproximar desses adolescentes, de maneira que eles se sintam à vontade para nos procurar sempre que precisarem", explica Renata.

A programação diversificada da Semana da Saúde do Adolescente na Escola foi desenvolvida por diversas secretarias do município: Saúde (Semus), Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Educação (Seme), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Assistência Social (Semas) e Cultura (Semc), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Unicef

O Unicef marcou presença com sua representante no Espírito Santo, Vânia Tardin. Ela parabenizou todas as equipes que se uniram para realizar as ações. "Para nós, o adolescente é muito precioso. Por isso, Vitória marca um gol ao ter em sua programação todos os anos a Semana de Saúde do Adolescente na Escola, unindo tantas equipes para falar sobre desenvolvimento saudável e direitos fundamentais, como o direito de planejar uma gravidez, por exemplo".


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site