Notícias

Oficinas, palestras e vídeos marcam a Semana da Saúde do Adolescente na Escola

Publicada em 25/10/2019, às 18h43

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Semana da Saúde do Adolescente na Escola
Ação intersetorial envolveu estudantes da rede municipal e levou animação para o Centro de Artes e Esportes Unificados (ampliar)

Até esta sexta-feira (25), várias Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Vitória (Emefs) participaram de diversas atividades da Semana da Saúde do Adolescente na Escola.

Na última quarta-feira (23), as unidades de saúde de Santo André e da Ilha das Caieiras, em parceria com as Emefs Maria José Costa Morais, Tancredo de Almeida Neves, Eliane Rodrigues dos Santos, Francisco Lacerda de Aguiar e José Lemos de Miranda, realizaram uma grande ação, que contou com a participação de estudantes e professores das faculdades Salesiano e Faesa.

Juntas nessa ação intersetorial, 120 adolescentes se encontraram no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Lá eles assistiram a uma apresentação circense do Cajun de Santo André e depois participaram de outras atividades. Alguns assistiram ao documentário “Eu, adolescente, grávida”.

Outros participaram de uma oficina com Jackson Santos, mais conhecido como Jack da Rua, e assistiram ao curta capixaba “Na Quebrada”.

Em outro grupo, os adolescentes fizeram uma oficina sobre Projeto de Vida com professores e alunos da Faesa. Já outros interagiram em uma roda de conversas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Semana da Saúde do Adolescente na Escola

Escolhas saudáveis

Renata Madureira, secretária executiva da Semus, ressaltou a importância do evento para aproximar os estudantes das unidades de saúde.

"As atividades buscam ressaltar a importância de fazer escolhas saudáveis em todas as etapas da vida, inclusive na adolescência. E com a participação das equipes das unidades de saúde, buscamos nos aproximar desses adolescentes, de maneira que eles se sintam à vontade para nos procurar sempre que precisarem", explica Renata.

A programação diversificada da Semana da Saúde do Adolescente na Escola foi desenvolvida por diversas secretarias do município: Saúde (Semus), Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Educação (Seme), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Assistência Social (Semas) e Cultura (Semc), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Unicef

O Unicef marcou presença com sua representante no Espírito Santo, Vânia Tardin. Ela parabenizou todas as equipes que se uniram para realizar as ações. "Para nós, o adolescente é muito precioso. Por isso, Vitória marca um gol ao ter em sua programação todos os anos a Semana de Saúde do Adolescente na Escola, unindo tantas equipes para falar sobre desenvolvimento saudável e direitos fundamentais, como o direito de planejar uma gravidez, por exemplo".


Voltar ao topo da página