Notícias

Oficinas de estamparia e tapeçaria para jovens e mulheres de Vitória

Publicada em 04/08/2020, às 12h13

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades

Imagem divulgação
Estamparia
Ideia das oficinas é capacitar os jovens para que possam desenvolver produtos valorizando sua própria cultura (ampliar)

Jovens atendidos no Núcleo Afro Odomodê, no CRJ Itinerante e na Casa da Juventude, que são equipamentos da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), vão ter a oportunidade de fazer oficinas gratuitas de estamparia artesanal e digital de superfície, personalização e customização de vestuário.

As mulheres do projeto "Fazendo Arte", que é financiado com recursos do Fundo Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon Vitória), também serão beneficiadas com a oficina de tapeçaria decorativa.

A iniciativa faz parte do projeto "Design social: estampando cultura e arte", desenvolvido pela Faesa em parceria com o Instituto Bem Brasil, que é parceiro da Semcid.

Ao todo, 350 pessoas serão beneficiadas com as formações, que serão ministradas por um professor do curso de Design de Moda da Faesa.

Inscrições

As inscrições já estão abertas para a segunda turma da oficina de estamparia e vão até o dia 21 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (27) 99222-7493. Serão disponibilizadas 80 vagas.

As inscrições para a oficina de tapeçaria serão abertas na próxima segunda-feira (10), com 80 vagas. Os interessados podem acompanhar as informações através do telefone (27) 99808-4863.

Por conta da pandemia de Covid-19, a oficina terá todo o conteúdo teórico realizado por videoaulas e encontros virtuais. Quando os encontros presenciais puderem ser retomados, os alunos aprenderão a parte prática nos laboratórios de design da faculdade.

Capacitação

A coordenadora de Juventude da Semcid, Jéssica Delcarro, explicou que essa é uma ótima oportunidade para os jovens de Vitória se capacitarem mesmo durante a pandemia. "As oficinas vão ajudar na formação da juventude e, consequentemente, uma chance de entrar no mercado de trabalho, gerando renda e conhecimento nas comunidades", disse.

Visibilidade

O coordenador responsável pelo projeto "Design Social", Elsimar Rosindo Torres, explica que o objetivo é valorizar e dar visibilidade às identidades e culturas de diversos grupos sociais, oferecendo mais uma ferramenta de empoderamento.

"A ideia é capacitar pessoas para que elas possam desenvolver produtos valorizando sua própria cultura a partir de temáticas sociais como a cultura negra, o feminismo e muitas outras. Com o domínio de técnicas como a estamparia, tapeçaria e customização, elas estarão aptas a empreender e criar oportunidades de geração de renda", destaca.

Serviço

Customização e Estamparia
Inscrições: até 12 de agosto
Início das aulas: 26 de agosto
Público: pessoas de 15 a 29 anos de comunidades de Vitória
Telefone: (27) 99222-7493

Tapeçaria
Inscrições: de 10 a 28 de agosto
Público: mulheres a partir de 15 anos
Início das aulas: 1º de setembro
Telefone: (27) 99808-4863


Voltar ao topo da página