Notícias

Mutirão Dengue: Mais de 660 imóveis visitados em Conquista e Redenção

Publicada em 23/03/2024, às 16h05 | Atualizada em 23/03/2024, às 16h07

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Jucilene Borges


  • Saúde e bem-estar

Marcos Salles
Dengue: Mais de 660 imóveis visitados em mutirão neste sábado (23)
Dengue: Mais de 660 imóveis visitados em mutirão neste sábado (23) (ampliar)
Foto Divulgação
Agentes vistoriam possíveis focos do mosquito
Agentes vistoriam possíveis focos do mosquito (ampliar)

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, não para no município de Vitória. Neste sábado (23), a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) em parceria com a Central de Serviços, realizou um mutirão de limpeza e combate a dengue nos bairros Redenção e Conquista.


O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância da participação de todos no combate ao mosquito.

"O nosso desafio é árduo. O mosquito é pequeno mas traz grande prejuízo para a saúde das pessoas. Não perdemos vidas mas há a angústia, a dor dos que são acometidos pela doença. Isso é muito ruim para todos. Por isso estamos realizando ações como essas, para evitar que novos casos aconteçam. Precisamos do apoio do todos. Não podemos perder a batalha para o mosquito. Agradeço o empenho, dedicação e comprometimento de todos os profissionais da saúde, dos agentes de combate às endemias e equipe da Central de Limpeza. O trabalho de vocês tem evitando mortes no nosso município", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Nesta ação, foram realizadas 661 visitas domiciliares, 183 depósitos foram tratados e encontrados 16 depósitos com foco do mosquito.

"Essa é mais uma ação para garantir o cuidado e a qualidade de vida nos nossos munícipes. Precisamos do apoio e engajamento de toda a sociedade no combate ao mosquito. A simples atitude de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas semanalmente faz toda a diferença", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

O mutirão contou com a participação dos agentes de combate às endemias e da equipe de limpeza da Central de Serviços.

O drone também foi utilizado para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes.

Além das inspeções e tratamentos dos possíveis focos do mosquito nos imóveis, também foi feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a incidência e infestação do mosquito.


Voltar ao topo da página