Notícias

Mutirão de combate a dengue acontece neste sábado em Santo André

Publicada em 24/01/2020, às 17h30

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar
  • Vida terrestre

Divulgação Semus
Mutirão de combate à dengue
Mais de 3,6 mil depósitos de água (possíveis criadores de mosquito) foram inspecionados

A ação intersetorial entre as secretarias de Saúde e Serviços na região de São Pedro, a fim de combater o principal vetor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, continua neste sábado, no bairro Santo André, de 8h às 12h. Já foram três grandes ações realizadas, que resultou no recolhimento de mais de 80t de lixos retiradas de dentro de quintais e terrenos baldios com ajuda de voluntários.

Além disso, 3.625 depósitos de água (possíveis criadores de mosquito) foram inspecionados, sendo que 769 deles foram tratados e 588 criadouros eliminados e, ainda, centenas de caixas d'água foram protegidas com telas.

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, reforça o apelo e solicita a população para que ajude a combater o cenário atual. “Identificamos que 80% dos criadouros do Aedes aegypti está dentro dos domicílios. Precisamos que o munícipe nos ajude a enfrentar a dengue e a chikungunya, fazendo a vistoria em sua casa e eliminando qualquer tipo de criadouro”, disse.

Principais criadouros

Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro dos imóveis. Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:

- Vasos de plantas
- Frascos ou vasos ornamentais com água
- Caixa d’água destampada
- Ralos
- Tanques
- Calhas e lajes
- Pneus
- Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo

Check List

Para auxiliar o morador da capital, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no link "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.

 


Voltar ao topo da página