Notícias

Mutirão contra a dengue em Consolação teve participação de estudantes da capital

Publicada em 28/03/2024, às 08h40 | Atualizada em 28/03/2024, às 08h41

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Danilo Ascaciba


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Crianças do CMEI Carlos Alberto Martinelli dão show de cidadania na ação "Quarta da Dengue
Crianças do Cmei Carlos Alberto Martinelli dão show de cidadania na ação "Quarta da Dengue (ampliar)

A mobilização social "Quarta da Dengue" desta quarta-feira (27), em Consolação, além de contar com a participação de lideranças comunitárias, agentes de combate às endemias e a equipe de limpeza de Vitória, teve a participação especial de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. João Bandeira e de crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlos Alberto Martinelli. Distribuindo informes sobre a dengue e segurando cartazes, os pequenos, acompanhados dos estudantes do EJA, deram um verdadeiro exemplo sobre cidadania e educação.

"Hoje, realmente, a ação teve uma emoção maior. Ver as crianças entrando na unidade de saúde para fazer o trabalho de conscientização nos deu uma esperança. Conscientizar o adulto, muitas vezes, é difícil, mas se formarmos novos cidadãos conscientes, a esperança brota nos nossos corações", afirmou a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Wanessa de Andrade.

Na mobilização, os agentes vistoriaram 197 imóveis, onde foram identificados 120 depósitos com água parada, 15 deles já com focos de mosquito.

Ações

A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones  para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos agentes ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Para ajudar a população nessa importante tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist de combate aos mosquitos.


Voltar ao topo da página