Notícias

Mosquitos: fumacê passa por 13 bairros nesta semana

Publicada em 18/05/2020, às 13h24

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Carro Fumacê
Roteiro do fumacê tem como base os dados de armadilhas espalhadas na capital e também registros no 156

A aplicação espacial de inseticida, método conhecido como fumacê, irá contemplar 13 bairros durante esta semana. Na madrugada desta segunda-feira (18), o carro esteve nos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras.

Também serão contemplados Resistência, Conquista, Maria Ortiz, Antônio Honório, Goiabeiras, Jabour, Solon Borges, Segurança do Lar, República, Morada de Camburi e Boa Vista, em dois horários, das 3 às 6 horas e das 18 às 21 horas. 

A inclusão de novos bairros no itinerário do fumacê aconteceu com base nos dados de armadilhas e também nos registros do Fala Vitória 156. O planejamento é feito pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA). 

Além dessas ações, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns. Neste momento de pandemia, o CVSA tem realizado visitas a locais abertos para vistorias e tratamento, como em escolas, prédios públicos e outros.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas. Veja o checklist


Voltar ao topo da página