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Mais de 33 mil processos de forma virtual na PMV em oito meses

Publicada em 30/11/2020, às 16h11

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Danielly Campos


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Imagem divulgação
Protocolo Virtual
Cidadãos podem realizar seus protocolos de maneira on-line, com mais segurança e em horários flexíveis. (ampliar)

A Prefeitura de Vitória tem se destacado cada vez mais nos serviços on-line oferecidos aos moradores. Para dar ainda mais agilidade às tramitações dos processos, foi implantado o "Protocolo Virtual", desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

Os cidadãos podem realizar seus protocolos de maneira on-line, com mais segurança e em horários flexíveis. Desde a implantação,em março de 2020, já foram protocolados, aproximadamente, 33 mil processos virtuais.

De acordo com o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Alberto Salume, são vários os benefícios adquiridos com essa inovação.

"O munícipe, agora, não precisa se deslocar até a Prefeitura para protocolar um processo. Além disso, tivemos uma redução do uso do papel, o que ajuda a preservar o meio ambiente e diminuir custos. A medida também garante eficiência e agilidade no atendimento aos munícipes, além de reduzir o tempo de expedição".

Desburocratização

A implementação do processo eletrônico vai ao encontro da proposta de desburocratização de procedimentos administrativos na capital. "Ele trouxe maior celeridade para as tramitações dos procedimentos administrativos", ressaltou a subsecretária de Gestão Administrativa, Thyara de Carvalho.

Agilidade

O sistema de processos e protocolados eletrônicos, por meio do Protocolo Virtual, estava em fase de teste, mas, em função da pandemia da Covid-19, foi colocado em prática durante o período de isolamento social. 

Com isso, moradores e empresários puderam realizar de casa os pedidos de processo e até de licenças pelo sistema do Alvará Mais Fácil Online, por exemplo. Até a aprovação de projetos de reforma e novas edificações foi possível por meio da Aprovação de Projetos Online. Os processos são eletrônicos, o que confere transparência e agilidade até a emissão das licenças.

"A tecnologia implantada poupou tempo, recursos e deslocamentos em um momento de pandemia, quando poderia representar risco para a população. Ela tem facilitado a vida das pessoas, incluindo os servidores. Deu certo e agora é a regra na cidade, mesmo após a volta do atendimento presencial na Prefeitura. Nossa marca foi a inovação, fazendo de Vitória uma cidade cada vez mais inteligente", disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Sub-TI, Márcio Passos.


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