Notícias

Mais de 300 toneladas de lixo são recolhidas nas praias em 15 dias

Publicada em 15/01/2020, às 12h00

Por Patrícia Arruda, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

PMV Secom
garis varrendo e recolhendo o lixo nos canteiros da Praia de Camburi no primeiro dia de 2016
Diariamente, 75 garis fazem a limpeza de todas as praias da capital

Verão e calor combina com praias lotadas. E em Vitória, moradores e turistas têm aproveitado os dias de sol para curtir o momento de lazer com a família e os amigos. No entanto, é preciso lembrar que manter as praias limpas e uma responsabilidade de todos e o meio ambiente agradece.

Somente em janeiro, mais de 300 toneladas de resíduos sólidos já foram recolhidos pela equipe da Central de Serviços de Vitória. Diariamente, 75 garis fazem a limpeza de todas as praias da capital todas as manhãs, recolhendo o lixo que foi deixado para trás pelos banhistas.

Em média, durante a semana, são recolhidos cerca de 19 toneladas de lixo diariamente. Aos finais de semana, esse número é quase 50% maior, chegando a 28,5 toneladas. O secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros, destaca a importância da colaboração e conscientização da população para a preservação ambiental e para que todos possam curtir o verão em segurança.

“A quantidade de lixo recolhida em nossas praias diariamente é muito grande. Além de prejudicar o meio ambiente, com os resíduos que podem ir para o mar, há também o risco de acidentes com os palitos de churrasco e picolé, descartáveis, entre outros objetos que são deixados na areia da praia. É preciso uma maior conscientização da população, recolhendo o lixo produzido”, orienta.

Entre os resíduos mais comuns recolhidos pela equipe de limpeza estão restos de coco, garrafas pet, palitos e embalagens de picolé, materiais descartáveis em geral (copos, talheres e pratos), entre outros.

Praia limpa

A Secretaria de Meio Ambiente realiza o Projeto Praia Limpa, que neste ano fez um trabalho antecipado com todos os comerciantes e ambulantes das praias com orientações de como manter as praias limpas, além de fazer oficinas com outras secretarias como a Desenvolvimento da Cidade e Saúde em orientações técnicas de comportamento dos banhistas.


Voltar ao topo da página