Notícias

Mais de 1.100 profissionais participam de formações com foco no ano letivo 2023

Publicada em 03/02/2023, às 14h05 | Atualizada em 03/02/2023, às 17h45

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Formação com profissionais da educação no auditório do Sebrae
A formação proporcionou momentos de estudos, trocas de experiências, atividades práticas e orientações para a organização do trabalho pedagógico. (ampliar)

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou, ao longo desta semana, um amplo processo formativo envolvendo 1.148 profissionais, dentre eles diretores, pedagogos, professores, coordenadores e assistentes de educação infantil, além de 1 mil estagiários. A programação teve encontros virtuais e presenciais, coordenados pela equipe da Gerência de Desenvolvimento e Formação Escolar (GFDE), com encerramento nesta sexta-feira (03).

O objetivo é promover momentos de estudos, trocas de experiências, atividades práticas e orientações que contribuem para a organização do trabalho pedagógico, além de fortalecer os processos educacionais para o ano letivo 2023, que tem início nesta segunda-feira (06).

"Por meio desses processos formativos, buscamos oferecer novas perspectivas de atuação que impactam positivamente na interação com as crianças e estudantes da rede de ensino, além de possibilitar experiências formativas voltadas para o fortalecimento das ações educativas nos diversos âmbitos de atuação dos profissionais", ressaltou o gerente de Formação e Desenvolvimento Escolar, Truman Viera Junior.

Formação continuada

Ao longo do ano letivo 2023, também serão ofertadas formações para todas as etapas e modalidades de ensino, abarcando temáticas que atendem às especificidades e às expectativas apontadas pelos profissionais da rede.

"A formação continuada está garantida na Política Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da rede de Vitória. O processo formativo contribui para o desempenho profissional, e tem como um dos princípios a mobilização de saberes/fazeres por meio de uma construção coletiva e colaborativa. Estamos iniciando com um grupo de profissionais, mas estão planejadas muitas outras agendas formativas contemplando todos os profissionais ao longo do ano", reforçou Truman.

Educar para Vitória

O projeto Educar para Vitória - Fortalecimento de Aprendizagens foi lançado, em 2021 pela Seme, com o objetivo de auxiliar estudantes com dificuldade de aprendizagem no Ensino Fundamental, garantindo a redução da defasagem idade/ano e da evasão escolar.

Foto Divulgação
Formação com profissionais da educação no auditório do Sebrae
Ao longo do ano letivo 2023, também serão ofertadas formações para todas as etapas e modalidades de ensino. (ampliar)

Nesse sentido, a Seme promoveu uma formação intitulada "Educar para Vitória: Práticas Experimentais", destinada a todos os professores que atuarão com os componentes curriculares: Clube de Leitura, Educação Empreendedora, Educação Socioambiental, Libras, Música, Tecnologias Educacionais e Territórios do Viver.

Dessa forma, foram desenvolvidas 30 horas de estudos e práticas, distribuídas em 26 horas de atividades não presenciais e um encontro presencial de 4 horas, realizado nos seguintes locais: auditório do Sebrae; Parque Municipal Padre Alfonso Pastore; Praça da Ciência, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC); no auditório das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, em Monte Belo, e da Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, e na Seme.

"As Práticas Experimentais objetivam fomentar o interesse pela produção de conhecimentos, a partir do engajamento dos estudantes em atividades pedagógicas diversificadas, voltadas para o aprofundamento de temas/conteúdos curriculares, que estejam articulados ao contexto escolar, assim como às experiências e necessidades educativas dos estudantes, priorizando ações práticas que revelam saberes diferenciados e incentivando o protagonismo docente e estudantil", destacou Truman.


Voltar ao topo da página