Notícias

Jovens do Núcleo Afro Odomodê visitam quilombo

Publicada em 23/01/2020, às 14h40

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


  • Redução das desigualdades

Divulgação Semcid
quilombo odomode
Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de trocar experiência na comunidade

Jovens moradores de Vitória foram a Viana conhecer o quilombo de Araçatiba e o sítio arqueológico Capela Belém, ambos localizados naquele município. A visita fez parte da programação do ciclo de formação do grupo, que contou com três dias de diálogos e dinâmicas reflexivas, com as temáticas: “Música, dança e ancestralidade”, “Escravização no Brasil e os movimentos abolicionistas” e “Movimento Negro e Quilombos”.

De acordo com a coordenadora de políticas de Juventude, Jéssica Delcarro, durante a formação os jovens tiveram o primeiro contato visual e auditivo com o quilombo e a visita possibilitou aos participantes o conhecimento e a troca de experiências com esta comunidade quilombola.

“As atividades buscam trabalhar a identidade e o empoderamento, com foco na história, na resistência e na realidade da juventude negra que é atendida no Núcleo Afro Odomodê, um espaço ligado à Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid)”, contou ela.

O trabalho desenvolvido pela equipe do Núcleo Odomodê possibilitou aos jovens um conhecimento mais amplo do que é aquilombar-se. “Aquilombar é: estabelecer o autocuidado, construir espaços coletivos de afeto e de reflexão sobre a realidade, de acolhimento, de escuta, de sociabilidade, de sentidos coletivos, de fortalecimento de laços, memórias e constituição de uma identidade”, explicou.

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, complementou que a Secretaria tem o compromisso com a causa e a implementação de ações que comporte a diversidade, as realidades locais e o diálogo. “Além de demonstrar a multiplicidade identitária no Brasil e auxiliar os jovens no conhecimento de suas origens e seu reconhecimento”, ressaltou.

Para Marcela Gomes do Nascimento, de 22 anos, a ida ao quilombo “foi uma experiência riquíssima, principalmente no que se refere a aquisição de conhecimento histórico e o sentimento de pertencimento, que também faz parte de quem eu sou, acredito que atividades como essas devem ser realizadas com maior frequência. Possibilitando que outros desfrutem de tal oportunidade”.


Voltar ao topo da página