Notícias

Intercâmbio pedagógico com estudantes da EJA Profissional e alunos de Colatina

Publicada em 01/11/2019, às 09h00

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Intercâmbio pedagógico da EJA Profissional em Colatina
Alunos da EJA Profissional foram a Colatina e participaram de oficina com estudantes do curso Técnico em Informática (ampliar)

Estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Vitória participaram de um intercâmbio pedagógico com alunos de Colatina.

A atividade envolveu 40 cursantes da EJA Profissional para Operador de Computador - todos moradores da comunidade do Jaburu - e os alunos da Escola Honório Fraga, que, em Colatina, fazem o curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

Palestra e oficinas

O grupo assistiu a uma palestra com o professor Tiago Araújo, doutorando em Informática e coordenador do curso de Informática da Escola Honório Fraga e, em seguida, os estudantes integraram duas oficinas temáticas, sendo uma sobre "Drones" e outra sobre "Projetos Sustentáveis e Tecnologia". Também participaram de um almoço e visitaram os pontos turísticos da região.

"Essa atividade contribuiu muito para o enriquecimento curricular dos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer projetos de inovação tecnológica com aplicação no cotidiano, já que a proposta da EJA Profissional Integrada – PROEJA assume a perspectiva do currículo integrado, com conhecimentos relevantes, permeados pelas relações sociais vinculadas à prática social e ao mundo do trabalho", disse a coordenadora da EJA em Vitória, Maria Amélia Barcellos Fraga.

Intercâmbio pedagógico da EJA Profissional em Colatina

EJA Profissional

Ela explica que, conforme a proposta pedagógica da EJA do município de Vitória, essa modalidade de ensino está prevista para ocorrer em diferentes espaços.

"A iniciativa construída nesse processo consiste na implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) na forma de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) inicialmente em uma escola da rede municipal, constituindo assim uma experiência piloto de Educação Profissional integrada à EJA em um curso de Operador de Computador, de acordo com as diretrizes do Decreto Federal nº 5.840/2006”, explica Maria Amélia.


Voltar ao topo da página