Notícias

Grande ação de combate a dengue acontece neste sábado na Ilha das Caieiras

Publicada em 17/01/2020, às 19h07 | Atualizada em 17/01/2020, às 19h07

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Agentes de combate à endemias instalam telas para protegerem caixas d
Durante a ação, os agentes colocam telas protetoras nas caixas d´águas

A fim de combater os mosquitos no município de Vitória, a Secretaria de Saúde e a Central de Serviços têm realizado ações coletivas de combate a dengue em regiões consideradas estratégicas. Neste sábado (18) será a vez da Ilha das Caieiras receber o grupo. A ação, que acontece de 8h às 12h, contará com a colaboração de centenas de pessoas, entre voluntários, Agentes de Combate a Endemias (ACS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), garis e moradores.

Na ocasião, serão intensificadas as visitas domiciliares, onde os agentes irão eliminar criadouros, cobrir caixas d’águas e orientar os moradores a realizarem o ‘checklist’ semanal. Além disso, também haverá retirada de resíduos móveis e distribuição de sacos de lixo para que a população possa ajudar na remoção de resíduos nos ambientes.

“Nossas ações têm sido um sucesso. Já foram 1.293 imóveis visitados, mais de 80 toneladas de lixos coletados, 3.625 depósitos de água (possíveis criadores de mosquito) foram inspecionados, realizamos o tratamento de 769 deles e eliminando outros 588 e, ainda, protegemos com telas 85 caixas d'água. A Expectativa para amanhã é vistoriar mais 800 imóveis”, disse o diretor do CVSA, Rogério Almeida

Principais criadouros

Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro dos imóveis. Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:

- Vasos de plantas
- Frascos ou vasos ornamentais com água
- Caixa d’água destampada
- Ralos
- Tanques
- Calhas e lajes
- Pneus
- Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo


Voltar ao topo da página