Notícias

FacilitaVix: PMV instala totens de autoatendimento nas unidades de saúde

Publicada em 05/03/2024, às 18h05 | Atualizada em 05/03/2024, às 18h12

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Pedro Dutra
Lançamento do FacilitaVIX
Lançamento do FacilitaVix (ampliar)
Pedro Dutra
Lançamento do FacilitaVIX
Lançamento do FacilitaVix (ampliar)

Mais uma inovação tecnológica e iniciativa revolucionária da Prefeitura de Vitória para melhorar a vida e os atendimentos de saúde aos moradores da capital! Nesta terça-feira (05), a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) lançou o programa FacilitaVix, que conta com totens de autoatendimento instalados nas unidades de saúde.

O lançamento foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Vitória e contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; da secretária de Saúde, Magda Lamborghini; da promotora de Justiça, Inês Thomé Poldi Taddei; vereadores, deputados, servidores da saúde, lideranças locais e demais autoridades.

Pazolini lembrou que esse é um momento aguardado desde 2020, quando anunciou a instalação de totens como compromisso de campanha. "Esse é um momento que era muito aguardado. Uma solução tecnológica que, de fato, gera avanço, gera rapidez e celeridade. Hoje estamos transformando mais um sonho em realidade. O mais importante que nós temos na gestão pública, efetivamente, é transformar esses sonhos em realidade. E isso depende do esforço coletivo de todos. Isso depende da união de todos nós. Estamos dando um passo aqui significativo e extraordinário. Em 2020, durante a campanha eleitoral, eu fiz um compromisso de instalar totens  em todas as Unidades de Saúde. E hoje, estamos aqui, cumprindo o que prometemos. Temos a  melhor saúde pública do Brasil, temos servidores empenhados e maravilhosos que gostam de cuidar do nosso povo", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Nesta quarta-feira (06), o primeiro  totem será  implantado na Unidade de Saúde de Conquista e, na quinta-feira (07), na Unidade de Jardim Camburi. A previsão é de que até maio todas as 29 Unidades de Saúde do município recebam os totens.

"Esse é o momento de muita alegria, satisfação e emoção. Um momento que marca uma gestão, com mais um compromisso de campanha sendo entregue para a nossa população! Um sonho que está sendo concretizado. Com o Facilita Vix queremos dar acesso mais rápido ao serviços de saúde e facilitar a vida do nosso cidadão. Vamos iniciar o programa disponibilizando sete serviços:  agendamento de consultas, agendamento de vacinas, painel de medicamentos, confirma Vitória, acompanhamento de consultas especializadas, cronograma do fumacê e acesso a resultado de exames laboratoriais. Depois, vamos ampliando o leque de serviços. Com o FacilitaVix, a cidade de Vitória se destaca mais uma vez na vanguarda da inovação tecnológica em saúde, proporcionando maior comodidade e eficiência aos seus moradores", falou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Os equipamentos serão instalados em todas as unidades de saúde da cidade, proporcionando aos cidadãos acesso rápido e fácil aos serviços. Por meio de uma interface intuitiva e sensível ao toque, os pacientes terão acesso a uma gama de serviços.

Em cada Unidade de Saúde um colaborador estará disponível para prestar auxílio aos usuários em caso de dúvidas durante a utilização do sistema.

"Com o Facilita Vix quem ganha é o usuário da saúde, pois vai facilitar muito para os usuários. Tem uma gama de serviços que a tecnologia oferece com  um simples toque. É um avanço na saúde. Isso só é possível pois o município tem os serviços a serem oferecidos ao cidadão", destacou a Promotora de Justiça, Inês Thomé Poldi Taddei.

 "O Facilita Vix é a materialização de tudo o que a gente tem feito, especialmente nessa gestão que começou em 2021, com a incrível troca de 1.900 equipamentos que, na verdade, a partir da atualização desses equipamentos que a gente pôde avançar. Nessa gestão, adquirimos 1.900 computadores, 600 tablets, 250 notebooks, chips   de internet, porque a gente passou na pandemia em outra gestão, compartilhando link de internet nos nossos servidores. A secretária Magda nos permitiu sonhar e o Facilita Vix é um sonho. Esse totem é uma concretização de um sonho", falou o coordenador da Informática da Semus, Higino Mendes.

Pedro Dutra
Lançamento do FacilitaVIX
Lançamento do FacilitaVix (ampliar)
Pedro Dutra
Lançamento do FacilitaVIX
Lançamento do FacilitaVix (ampliar)

Voltar ao topo da página