Notícias

Exposição "Manguezal: múltiplos olhares" na PMV é prorrogada até sexta-feira

Publicada em 01/03/2021, às 16h10 | Atualizada em 01/03/2021, às 16h10

Por Felipe Mansur, com edição de Matheus Thebaldi


  • Vida na água
  • Vida terrestre

Leonardo Silveira
Exposição
Visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o manguezal de Vitória, que é único no País (ampliar)
Leonardo Silveira
Exposição
Exposição, no hall do Palácio Municipal, faz parte das atividades referentes ao período da terceira andada do caranguejo-uçá (ampliar)

Exposição "Manguezal: múltiplos olhares" na PMV é prorrogada até sexta-feira

Quem ainda não visitou a exposição "Manguezal: múltiplos olhares" tem até a próxima sexta-feira (5) para conhecer um pouco mais sobre esse ecossistema tão marcante de Vitória.

A mostra, que está na entrada da sede da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), em Bento Ferreira, funciona das 8 às 17 horas e faz parte das atividades referentes ao período da terceira andada do caranguejo-uçá, que começou no sábado (27) e vai até 5 de março. A iniciativa é uma realização da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam).

O visitante tem contato com 32 telas do artista Rogério Dalmonech, fruto da visita do ilustrador pelo manguezal a bordo de um barco de pescadores.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, destaca que a exposição é um convite para pessoas de todas as idades conhecerem mais sobre sua cidade. "A exposição é atrativa, e todo mundo pode conhecer um pouco mais sobre o manguezal de Vitória, que é único no País", ressalta.

A coordenadora de Educação Ambiental da Semmam, Jacirlane Carvalho, destaca o sucesso da exposição. "Cerca de 500 pessoas já visitaram a exposição, o que mostra o grande sucesso dela. Muita gente que mora em Vitória não conhece o manguezal, e a exposição é uma oportunidade para isso", diz.

Abordagem a mais de 2 mil pessoas

A Gerência de Educação Ambiental realizou, na semana passada, ações educativas e de sensibilização sobre os períodos de andada do caranguejo, nas quais foram abordadas cerca de 2,2 mil pessoas.

Além das feiras de Goiabeiras e Santo Antônio, que incluíram abordagens a comerciantes, frequentadores e catadores, e da exposição, a equipe realizou ações em prédios da administração municipal, com foco nos servidores, e na Casa do Cidadão.

As equipes também afixaram cartazes em equipamentos públicos e estabelecimentos comerciais da região da Grande São Pedro e Santo Antônio, que ficam no entorno do Parque da Fonte Grande.

A educadora ambiental Juliana Conde ressalta o trabalho permanente de sensibilização desenvolvido pela Semmam. "Daremos continuidade às ações de educação ambiental até abril, quando ocorre o quarto período de andada".

Mangueando na Educação

Ao longo do ano, é desenvolvido um projeto de educação ambiental em áreas de manguezal: o "Mangueando na Educação".

"O 'Mangueando na Educação' é feito com instituições escolares e comunidades, por meio de processos educativos com o intuito de despertar nos participantes o sentimento de pertencimento quanto a esse ecossistema tão importante para o nosso município, como também sensibilizar para preservação e conservação do mesmo”, explica a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Andadas

As andadas são os períodos de reprodução dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal. Isso ocorre de janeiro a abril, durante as semanas de lua cheia ou nova. A terceira e a quarta andadas serão, respectivamente, de 27 de fevereiro a 5 de março, e de 28 de março a 3 de abril.

Durante as andadas, estão proibidos a captura, manutenção em cativeiro, transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá em todo o Espírito Santo.


Voltar ao topo da página