Notícias

Entre na luta contra a dengue: identifique e receba bem o agente de saúde

Publicada em 13/01/2011, às 18h49

Por Simone Kobe, com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Novos uniformes dos agentes de saúde ambiental - dengue
Os agentes usam também um colete azul por cima da camisa, nas cores azul e cinza, e traz a identificação da Prefeitura de Vitória

O verão é a estação propícia para aumento nos casos de dengue, pois a combinação de calor e chuva forma um ambiente perfeito para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A Prefeitura de Vitória, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, continua atuando no combate à doença e a ajuda da população é fundamental nesse processo.

Cerca de 220 agentes da dengue atuam nas residências orientando a população, eliminando e tratando focos e possíveis criadouros do mosquito.

É muito importante que a população fique atenta na identificação do profissional e permita que ele entre nas casas para fazer o controle do mosquito e evitar uma epidemia da doença, que pode matar.

Identificação

A identificação é feita pelo uso de um uniforme completo,além de bolsa, crachá e boné (uso opcional). Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo telefone 3215-2257, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Carlos Antolini
Novos uniformes dos agentes de saúde ambiental - dengue
A camisa do uniforme é de algodão e nas cores azul e cinza e, nas costas, há os dizeres Agente de Saúde - Vigilância em Saúde Ambiental

O uniforme é de algodão, nas cores azul e cinza e traz a identificação da Prefeitura de Vitória nos bolsos da frente da camisa.

Nas costas está escrito Agente de Saúde - Vigilância em Saúde Ambiental. Os agentes usam, ainda, um colete azul por cima da blusa com as mesmas informações escritas na camisa.

Todos devem receber bem o agente e seguir as orientações: cuidar diariamente de suas casas e quintais, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, além de limpar as calhas, tampar caixas-d'água, proteger os pneus da chuva, retirar os pratinhos das plantas, entre outras ações.

Em casos de dor de cabeça, principalmente na região dos olhos, febre alta, vômito e dores nas articulações, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Todas elas estão prontas para detectar e tratar os casos de dengue.


Voltar ao topo da página