Notícias

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos inutilizáves são encaminhados para descarte

Publicada em 21/01/2022, às 19h25 | Atualizada em 21/01/2022, às 19h43

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Eletroeletrônicos e eletrodomésticos inutilizáves
Foto Divulgação
Eletroeletrônicos e eletrodomésticos inutilizáves

Vitória começa o ano de 2022 com mais uma remessa para a destinação final ambientalmente correta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Os itens descartados pelos moradores da capital, via Papa-móveis, estão totalmente inutilizáveis e, desta vez, foram mais 11,2 toneladas. Este é o primeiro carregamento enviado pela secretaria para a logística reversa, neste ano.

No ano passado, quando foi firmada a parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), foram quatro envios que totalizaram 39,32 toneladas. Na primeira remessa, feita em agosto, foram enviadas 9,36 toneladas. Na segunda, que foi feita em setembro, foram mais 9,70 toneladas. Já em novembro foram enviadas mais 10,71 toneladas. Na quarta, foram mais 9,55 toneladas.

Logística Reversa

A cada envio, Vitória se consolida como a primeira cidade do Sudeste a implantar a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos para todos os tipos e portes de produtos. Além de adquirir mais uma certificação, o Certificado de Destinação Final (CDF), que é um documento emitido pelo destinatário, que atesta a tecnologia aplicada ao tratamento e/ou destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Segundo o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, o Certificado de Destinação Final é um importante documento emitido pelos destinadores. “Ele comprova que estamos tendo o devido cuidado com a destinação final dos resíduos. É uma declaração formal de que o resíduo foi tratado e destinado ao fim mais adequado. Um atestado de que Vitória está comprometida com a preservação ambiental”.

Foto Divulgação
Eletroeletrônicos e eletrodomésticos inutilizáves
Foto Divulgação
Eletroeletrônicos e eletrodomésticos inutilizáves

Essa postura adotada por Vitória foi possível com a assinatura do Acordo de Cooperação feito entre a Secretaria Central de Serviços e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, entidade sem fins lucrativos.

Conforme previsto no Decreto Federal 10.240/20, a assinatura do acordo marca o início da implantação da logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no estado.

O acordo possibilita a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados em Vitória através de ecopontos de recebimento e também pelo agendamento via "Papamóveis", para os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de todos os portes.

O secretário da Central de Serviço, Leonardo Amorim, afirmou, ainda, que a destinação correta dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos inutilizáveis é uma ação muito mais do que trabalhar para deixar as ruas limpas e organizadas. “É exercício de cidadania, promoção da qualidade ambiental e respeito às futuras gerações”, afirmou.

Foto Divulgação
Eletroeletrônicos e eletrodomésticos inutilizáves
Foto Divulgação
letroeletrônicos e eletrodomésticos inutilizáves

Voltar ao topo da página