Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Educação: Vitória vai inaugurar novo centro de tecnologia e inovação em 2020

Publicada em 15/10/2019, às 17h36 | Atualizada em 16/10/2019, às 11h39

Por Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Edlamara Conti


Leonardo Silveira

Fachada da Fábrica de Ideias

"Espaço Maker" vai funcionar na Fábrica de Ideias e será aberto a alunos e moradores (Ampliar imagem)

Os estudantes e moradores de Vitória contarão com uma novidade para o ano de 2020. É a nova Escola de tecnologia e inovação “Fab Lab e Espaço Maker”, que vai funcionar na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, explica que o modelo foi inspirado no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, o MIT.

"É uma espécie de sala de aula do futuro. O ambiente é composto por equipamentos com tecnologia de fabricação digital, onde as pessoas criam e compartilham suas próprias ideias, além de produzirem pessoalmente o objeto criado nas estações de produção", revela Adriana.

Um dos objetivos do lugar é promover e potencializar as habilidades dos cerca de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino. Além dos alunos e professores municipais, o Fab Lab e Espaço Maker também será aberto à população.

Inovação e Tecnologia a favor da aprendizagem

Ele é o 5º Centro de Ciências, Educação e Cultura de Vitória, que já conta com a Escola da Ciência - Biologia e História; Escola da Ciência - Física; Planetário de Vitória e a Praça da Ciência.

“Nossos Centros de Ciências Educação e Cultura privilegiam os estudantes, mas também são abertos à comunidade. As visitas de estudantes à Escola de Inovação e Tecnologia serão no mesmo modelo que já ocorre nos outros locais”, explica a secretária.

Ela conta que o novo espaço é também uma extensão da sala de aula. “Os professores produzirão sequências didáticas para trabalharem o conteúdo com o aluno na sala de aula e, dentro do centro, eles criam o que aprenderam, tendo a tecnologia como ferramenta estratégica para a aprendizagem”, explica.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site