Notícias

Educação: mais de 28 mil votantes nas eleições para os Conselhos de Escola

Publicada em 07/06/2019, às 16h40

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Eleição do Conselho de Escola
Ana Luiza Basílio, Kendelly Ramos e Mayara Mattos estudaram no Cmei Valdívia da Penha Antunes Rodrigues e foram participar da eleição
Divulgação Seme
Eleição do Conselho de Escola
Votação contou com uma novidade: a utilização de urnas eletrônicas para computar os votos dos pais e dos estudantes

As eleições deste ano para os Conselhos de Escola da rede municipal de ensino de Vitória foram um sucesso, contando com participação em massa das comunidades escolares. Foram mais de 28 mil votantes nas 102 unidades de ensino da capital.

Pais, estudantes e profissionais da Educação puderam escolher os novos conselheiros para um mandato de três anos. Ao todo, entre os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), foram eleitos 1.376 novos membros.

"O Conselho de Escola é um instrumento fundamental para que as famílias acompanhem de perto a vida escolar dos filhos. E a participação é democrática, envolvendo toda a comunidade escolar e propiciando uma gestão responsável e transparente dos recursos geridos pela unidade", afirma a secretária de Educação, Adriana Sperandio, que acompanhou o pleito em visitas a Cmeis e Emefs durante todo o dia de votação, que aconteceu em 29 de maio.

"A presença marcante de todos os segmentos, em especial de pais e alunos, nas ações dos conselhos é incrível, e torna ainda maior a possibilidade de se conferir as melhorias que são propostas em todo o processo educacional”, avalia Adriana.

Envolvimento

A participação de muitos familiares durante o dia de votação reflete o quão envolvidas estão as comunidades no que diz respeito à educação das novas e atuais gerações.

Ex-alunas que hoje são mães de estudantes, pais que também são ex-alunos e moradores que, de alguma forma, têm ligação com a história dos Cmeis e Emefs fizeram questão de comparecer às unidades para incentivar a participação.

É o caso das amigas Ana Luiza Basílio, Kendelly Ramos e Mayara Mattos, que foram estudantes do Cmei Valdívia da Penha Antunes Rodrigues, em Santos Dumont. Hoje, as três são mães de alunos e fizeram questão de ir votar nos seus próximos representantes conselheiros.

"É muito importante termos a oportunidade de participar diretamente da escola dos nossos filhos. Através do conselho, nós conseguimos acompanhar de perto e ficar por dentro de tudo o que acontece", conta Ana Luiza, mãe da pequena Beatriz, de 3 anos.

Novidade

Este ano a votação contou com uma novidade: a utilização de urnas eletrônicas para computar os votos dos pais e dos estudantes. Os equipamentos foram cedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), através de uma parceria com a Prefeitura de Vitória e a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Mandatos

Os atuais mandatos de conselheiros de escola se encerram em agosto, e a posse dos novos membros eleitos acontecerá também no segundo semestre deste ano, em data ainda a ser divulgada. O trabalho do conselheiro é voluntário e o mandato é de três anos, com a possibilidade de uma reeleição consecutiva.

Divulgação Seme
Eleição do Conselho de Escola
Divulgação Seme
Eleição do Conselho de Escola

Voltar ao topo da página