Notícias

Dignidade, cidadania e moradia segura para mais 34 famílias de Vitória

Publicada em 04/11/2019, às 16h04

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Sehab
Projeto Reconstrução em Jaburu
Projeto Reconstrução transforma antigos barracos de madeira ou material inadequado em casas seguras de alvenaria

A Prefeitura de Vitória assinará nesta terça-feira (5) a ordem de serviço que dará início às reconstruções de 34 casas em 11 bairros da capital: São Benedito, Bairro da Penha, Bonfim, Itararé, Jaburu, Consolação, Caratoíra, Santa Helena, São José, Nova Palestina e São Pedro.

A ordem de serviço, que será assinada no auditório do Palácio Municipal, em Bento Ferreira, às 19 horas, vai autorizar o início das atividades pela empresa vencedora da licitação, MTF Construções e Montagens, que transformará antigos barracos de madeira ou material inadequado em casas seguras de alvenaria.

O vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, explica que as obras ajudam a diminuir o déficit habitacional de Vitória.

"Somente este ano, iniciamos várias frentes para oferecer moradia digna às famílias de Vitória. Estamos construindo um residencial em Consolação, que vai ofertar 48 apartamentos. Em Conquista, estão sendo reconstruídas 42 casas e, agora, vamos iniciar as obras de 34 reconstruções em mais 11 bairros de Vitória. Isso tudo vai viabilizar a melhoria na vida dos capixabas mais vulneráveis que precisam de moradia de qualidade", disse.

  • Serão reconstruídas 20 casas na Poligonal 1 do Programa Terra: oito em Bairro da Penha e oito em Bonfim. Itararé, São Benedito, Consolação e Jaburu receberão uma reconstrução em cada.
  • Também serão reconstruídas uma casa em Santa Helena e uma em São José, ambas na região da Praia do Suá.
  • Caratoíra receberá ação em uma casa
  • A região administrativa 7 (São Pedro) receberá a reconstrução de 10 casas em Nova Palestina e uma casa em São Pedro.

Serão investidos R$ 4.315.636,04, provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. A previsão é de que as ações sejam concluídas em 24 meses.

Reconstrução

O projeto Reconstrução é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) e suas ações consistem em demolir casas construídas com material inadequado, como madeiras, e com riscos estruturais e reconstruir outro imóvel em alvenaria no mesmo terreno.

Equipes técnicas da Semohab visitam o local para verificar se há risco geológico, além de analisar toda a topografia e o terreno.

O projeto arquitetônico é elaborado a partir da avaliação técnica do terreno e, em seguida, é definido se a unidade habitacional terá um ou dois pavimentos.


Voltar ao topo da página