Notícias

Dengue: rota do "fumacê" tem aumento de 43% no mês de março em Vitória

Publicada em 01/03/2024, às 15h10 | Atualizada em 01/03/2024, às 15h47

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduarda Miranda


  • Saúde e bem-estar

Flávio Almeida
carro fumacê
Visita dos agentes da Dengue na casa da D. Penha

O município de Vitória já registrou 4.412 casos de dengue neste ano. Desta forma, as ações de combate ao mosquito foram intensificadas na Capital e o "fumacê", faz parte destas ações de reforço no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti.

Em março, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), irá realizar 73 operações percorrendo quase 70 bairros da capital, realizando a pulverização de inseticida - o Ultra Baixo Volume (UBV pesado), mais conhecido como fumacê, um aumento de 43% em relação ao mês de fevereiro.

A Semus esclarece que o uso do fumacê tem eficácia apenas sobre os mosquitos já adultos, não impedindo que novos insetos apareçam após a aplicação do inseticida. Portanto, a melhor forma de evitar a proliferação é agir de maneira preventiva, eliminando os locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti

Também é importante esclarecer que o controle químico espacial só controla os mosquitos no ambiente aberto. Se houver criadouros ativos no interior do domicílio, as larvas irão completar o ciclo de desenvolvimento normalmente e a infestação irá continuar.

Vale ressaltar que 90% dos focos estão dentro de casa. Por isso, é importante eliminar os vasos de plantas, verificar vasilhas dos pets, vedar os ralos, tampar as caixas d'água e reservatórios de agua, bem como evitar acúmulo de material em local descoberto.

Ações

O município iniciou a vacinação contra a dengue no sábado (24).

A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Entre as principais ações de rotina diária, estão as visitas domiciliares, as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Além disso, estão sendo realizados mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços, e ações educativas de prevenção à dengue.   

Aliada às visitas domiciliares, são realizadas ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate à dengue.

Confira o cronograma de ações. 


Voltar ao topo da página