Notícias

Dengue: Itararé recebe Mutirão de limpeza e combate ao mosquito

Publicada em 20/03/2024, às 14h55

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Quarta de Dengue US Itarare
Mutirão de combate à dengue em Itararé. (ampliar)

O combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya, segue de forma intensa no município de Vitória. Desde as 7h30, desta quarta-feira (20), agentes de combate às endemias juntamente com coletores da Central de Serviços estão realizando mutirão de limpeza e combate ao mosquito no bairro Itararé. É o mutirão de combate denominado "Quarta da Dengue".

André Sobral
Quarta de Dengue US Itarare
Mutirão de combate à dengue em Itararé. (ampliar)

"Esse momento é mais uma ação da Prefeitura de Vitória. Desde o ano passado, quando já se apontava uma provável epidemia da dengue, já intensificamos as nossas ações de combate ao mosquito. Os agentes de combate às endemias são incansáveis. Mas precisamos do apoio de todos os moradores na elieminação dos focos do mosquito, uma vez que 80% dos focos estão dentro das residências. Agradeço a parceria da Central de Serviços, que está junto com a Saúde realizando os mutirões de limpeza. Somos um time e queremos ganhar esse campeonato contra a dengue", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Além dos agentes de combate às endemias e da equipe de limpeza da Central de Serviços, uma equipe de enfermagem da Emescam realizou ação de conscientização e orientação sobre sinais de alerta da doença e cuidados domiciliares para combater os focos do mosquito.

André Sobral
Quarta de Dengue US Itarare
Mutirão de combate à dengue em Itararé. (ampliar)

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, ressaltou a importância dessas ações integradas e que a população é a principal beneficiada. "Essas ações e todo o trabalho realizado diariamente pelas equipes vêm dando resultado muito positivo. A população está participando! Nós lançamos um número de Whatsapp, onde o cidadão pode comunicar sobre resíduos acumulados ou descarte de forma inadequada e, em três semanas, tivemnos registro de aumento da demanda dos moradores nos passando onde há entulho e mato", falou.

Na próxima quarta-feira (27), às 7h30, a "Quarta da Dengue" acontece em Consolação.

Santo Antônio

Na última ação, realizada em Santo Antônio, na quarta-feira passada (13), dez agentes de combate às endemias visitaram 259 imóveis onde encontraram 190 depósitos com água parada. Em 12 desses depósitos já havia a presença de larvas do mosquito.


Voltar ao topo da página