Notícias

Demarcação de áreas e normas sanitárias dão segurança na reabertura dos parques

Publicada em 20/07/2020, às 18h48 | Atualizada em 20/07/2020, às 19h13

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Demarcação de parques
Parques estão ganhando ilhas para que as pessoas repousem ou façam suas atividades com segurança (ampliar)

Os parques de Vitória foram reabertos nesta segunda-feira (20). Para garantir o distanciamento seguro entre os usuários que forem aproveitar esses locais para contemplação ou leitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) faz a demarcação das áreas nos gramados e espaços de permanência.

Estão sendo criadas, por exemplo, "ilhas" nos parques, com círculos desenhados no chão. Além do repouso, essas áreas também poderão ser usadas para a prática de exercícios físicos individuais. 

A decisão de reabrir os parques foi tomada após a capital passar do risco alto para o risco médio de contaminação do novo coronavírus, conforme mapa do Governo do Estado. Eles foram reabertos com algumas restrições:

  • os parques funcionarão das 6 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
  • as crianças poderão entrar nos parques, mas deverão estar acompanhadas de responsáveis e respeitar as mesmas regras estabelecidas
  • os frequentadores poderão fazer exercícios físicos, caminhadas, corridas, trilha e ciclismo, desde que os parques ofereçam espaços para tais atividades. Todos deverão usar máscaras e fazer distanciamento social, que é de 1,5 metro de distância.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, o funcionamento dos parques segue os protocolos de segurança da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). "Vamos trabalhar com a capacidade reduzida de 50% da lotação. Esperamos que todos entendam, mas nossa expectativa é que os usuários sigam as regras determinadas para que haja segurança durante a sua estada nos locais".

O secretário ressalta que é necessário o uso de recipiente próprio para água e que deve-se usar constantemente o álcool em gel.

Não serão permitidos

  • Prática de esportes coletivos, com sinalização de restrição de acesso a quadras e campos
  • Uso de equipamentos de ginástica
  • Uso de parquinhos infantis
  • Realização de eventos
  • Uso de bebedouros de pressão.

Lanchonetes

Nos parques onde há lanchonetes, os estabelecimentos deverão observar o horário de funcionamento, protocolos de higiene, distância de 2 metros entre as mesas e distância de, pelo menos, 1,5 metro em filas para atendimentos.

A Vigilância Sanitária (Visa) e a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fiscalizarão esses estabelecimentos rotineiramente.

Limpeza

A Semmam e a Central de Serviços de Vitória vão reforçar a limpeza e a higienização geral com hipoclorito de sódio 1,0% a 2,5% ou álcool 70% nas áreas de apoio ao funcionamento, tais como sanitários, portarias e quiosques de informações antes do horário de abertura e a cada três horas.


Voltar ao topo da página