Notícias

Defesa Civil mantém plantão e vistorias, mesmo com diminuição de chuvas

Publicada em 16/11/2019, às 10h27

Por Milene Miguel, com edição de Regina Freitas


Arquivo PMV
Defesa civil monitora área de risco
Defesa Civil com plantão 24 horas

Apesar da chuva ter diminuindo na capital, nos últimos dois dias, a Defesa Civil manterá um esquema de plantão e vistoria das áreas de risco de Vitória. A previsão para os próximos dias é de chuva moderada, mas as equipes do órgão continuam de prontidão 24 horas, para atender a qualquer demanda da população. O munícipe pode acionar o plantão pelo do telefone (27) 98818-4432.

O atendimento da Defesa Civil é voltado, principalmente, para as famílias em áreas de risco, devido à possibilidade de ocorrência de desastres ambientais, como deslizamento de barreiras, rolamento de pedras, escorregamento de terra entre outros.

Em situações de emergência ou calamidade, a Defesa Civil atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária. Nos últimos dois dias não foram registrados nenhuma ocorrência em Vitória.


Alerta

A Defesa Civil de Vitória emite um alerta de deslizamento nas áreas de risco de Vitória. O aviso é emitido quando o volume de chuva na capital ultrapassa os 100 milímetros, o que acarreta em maior risco de movimentação de solo.

Diferente do alerta emitido via SMS, pela Defesa Civil Estadual (que avisa sobre intensidade de chuvas e riscos de alagamentos); o alerta da Defesa Civil de Vitória é emitido somente quando há risco de deslizamento.

Os moradores da área de risco que contam com o aplicativo Vitória Online, instalados em seus celulares, recebem os avisos. O aplicativo é gratuito e está disponível para todos os tipos de celulares.

“É muito importante que o morador de uma área de risco tenha o aplicativo instalado, pois, com as informações emitidas eles podem se prevenir e se abrigar em locais seguros”, disse o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

O alerta para as áreas de risco se mantém enquanto a chuva permanecer na capital – a previsão até domingo (17) é de chuvas moderadas. Esse alerta só é retirado depois de um período de 72 horas sem precipitação, quando o solo não estiver mais encharcado.


Voltar ao topo da página