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Coronavírus: três meses de atendimento ágil no trabalho on-line da PMV

Publicada em 18/06/2020, às 18h00 | Atualizada em 19/06/2020, às 11h28

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Assessores de comunicação da PMV


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Cidades e comunidades sustentáveis

André Sobral
Fachada da PMV - Prefeitura de Vitória
Mais de 9 mil servidores da Prefeitura de Vitória completam três meses de trabalho remoto (home office) nesta quinta-feira (18)
Leonardo Silveira
Sala Cofre para os sistemas de informática da Prefeitura de Vitória localizada na Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI
Bom resultado foi obtido em função do aperfeiçoamento dos sistemas desenvolvidos pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI)

Com boa produtividade, qualidade de atendimento e rapidez na resposta à população, 9,5 mil servidores da Prefeitura de Vitória completam três meses de trabalho remoto (home office) nesta quinta-feira (18), em função da pandemia do coronavírus.

O bom resultado foi obtido em função do aperfeiçoamento dos sistemas desenvolvidos pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), bem como dos novos programas lançados, como o gestão de documentos, que eliminou a produção em papel de ofícios e comunicações internas, que passaram a ser eletrônicos e ter tramitação virtual.

"A equipe da Sub-TI tem se dedicado muito neste período para que o atendimento à população não seja prejudicado. Todos os servidores têm acesso ao Citrix, que permite entrar na intranet da Prefeitura, dando condições técnicas de dar as respostas com rapidez aos moradores. Estamos aperfeiçoando as tecnologias para sermos mais eficientes, com a eliminação de papel, agora que as documentações são virtuais, bem como os novos processos eletrônicos recebidos. Com isso, também reduzimos custos", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Sub-TI, Márcio Passos.

Dedicação

"Temos observado um engajamento muito elevado dos nossos servidores no trabalho on-line. Temos avançado na modernização, simplificação, desburocratização, e nossos servidores têm sido grandes parceiros nesse momento. Além de terem o entendimento da situação atípica que vivemos em função da pandemia, todos têm se dedicado ao máximo em aprender novas ferramentas tecnológicas que disponibilizamos, junto com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI). A Prefeitura de Vitória está com a produtividade maior do que antes, e isso só foi possível graças ao compromisso dos servidores", avaliou o secretário de Gestão Planejamento e Comunicação, Alberto Salume.

Assistência Social

Alguns dos principais serviços realizados remotamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) são a análise técnica para a concessão de cestas de alimentos e atendimentos telefônicos para orientações sobre CadÚnico, contatos com famílias em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e demandas diversas.

A Gerência de Atenção à Família (GAF), por exemplo, entre os dias 23 de março e 16 de junho, realizou 13.189 atendimentos, sendo a maior parte remotamente. O atendimento presencial nos Cras foi retomado na segunda quinzena de maio.

Nesse período, a equipe da GAF indicou a concessão de cerca de 10 mil benefícios, entre eles, em torno de 9 mil cestas de alimentos. Também foram concedidos às famílias com perfil 459 latas de leite especial e 76 auxílios funeral e 247 auxílios natalidade.

"Trabalhar remotamente tem a vantagem de não precisar se deslocar e ser possível permanecer em casa, o que é uma forma de proteção à nossa saúde em tempos de necessário isolamento social", disse Roseane Fernandes, gerente de Atenção à Família da Proteção Social Básica.

CDTIV

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) abriu um canal on-line para abertura de processos, por meio do e-mail protocolo@cdvitoria.com.br .

O Centro de Apoio ao Empreendedor oferece atendimento por telefone ou WhatsApp, realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas:

MEI - formalização e Nota Fiscal Eletrônica - (27) 99958-4795
Microcrédito- (27) 99527-6290

O serviço do MEI, nos três últimos meses, realizou 1.709 atendimentos. No setor de Microcrédito, somente nos meses de abril e maio deste ano, foram movimentados R$ 1.054.000,00 em processos de crédito, um crescimento de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado.

"O trabalho em home office trouxe mais segurança e tranquilidade para trabalhar nesse período de pandemia. Além de me permitir estar mais próximo da minha família, a qualidade nos atendimentos também aumentou significativamente uma vez que não há interrupções", disse Marcus Vinícius Valadão Blanc, coordenador do setor de Microempreendedor Individual.

Central de Serviços

Todos os servidores com mais de 60 anos começaram a trabalhar remotamente. Foi criado um rodízio para diminuir o fluxo de pessoas em toda a secretaria, pois o dia a dia da Central de Serviços exige que a maioria de seus servidores esteja na linha de frente de limpeza e reparos por toda a capital.

A coordenadora de parques e praças, Anykeli Loreiro Esteves, que está fazendo home office, contou que tem sido ótimo executar as tarefas de casa. "A equipe se fala o tempo todo, sem prejuízo e, ao mesmo tempo, eu e minha família estamos protegidas em casa".

Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho

Os serviços da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) realizados de forma on-line são: Acolhe Vitória, Sine, Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), emissão de documentos, Procon Vitória e atividades on-line voltadas para a juventude.

Foram realizados atendimentos às mulheres em situação de violência (239), pessoas em sofrimento (23), trabalhadores interessados no seguro-desemprego, vagas de trabalho e encaminhamentos (656), emissão de documentos e orientação sobre a Casa do Cidadão (685), atendimentos ao consumidor (2.527), pesquisas de preços e também participação no serviço das Tendas do Bem.

Foram feitos ainda 180 atendimentos via Fala Vitória 156 com orientações sobre auxílio-emergencial. Os projetos financiados com recursos do Fundo do Procon e realizados em parceria com o Ateliê de Ideias e Instituto Bem Brasil também realizaram atividades on-line e por agendamentos. Ao todo, foram 482 atendimentos.

Além disso, foram realizadas oficinas e atividades para a juventude por meio das redes sociais e grupos de WhatsApp em parceria com o Instituto Bem Brasil. Essas ações contaram com a participação das equipes da instituição parceira da Bem Brasil e dos servidores das Coordenações das Políticas de Direitos Humanos.

"Tivemos que nos reinventar e usar a tecnologia para que nossa programação não fosse comprometida. E o saldo desse trabalho remoto é positivo, principalmente quando a gente percebe que todos se empenharam em nossos equipamentos para manterem as atividades funcionando", disse a coordenadora de Juventude, Jéssica Delcaro.

Controladoria

A Controladoria Geral do Município (CGM) vem atuando no monitoramento dos gastos relacionados às ações de combate ao novo coronavírus. Os técnicos da CGM elaboraram diretrizes para os diversos órgãos da Prefeitura, conforme a Orientação Técnica 02/2020. O documento estabelece orientações para a realização das compras emergenciais para enfrentamento à Covid-19.

A Gerência de Acompanhamento de Contratos e Convênios realiza a análise técnica dos processos de compras e contratações ainda na fase preliminar dos procedimentos, orientando e recomendando a correção de eventuais inconsistências encontradas.

Entre os dias 20 de março e 10 de maio, foram concluídos nove processos de compras emergenciais, que resultaram em aquisição de bens e serviços para enfrentamento à Covid-9, totalizando R$ 1.928.602,43.

Cultura

O secretário-executivo da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Alison Costa Joaquim, aprovou a mudança e disse que a adoção de sistemas on-line trouxe celeridade aos trabalhos e economia de materiais. De acordo com o servidor, o consumo de papel baixou 99,4% no período do isolamento, se comparado com o mesmo período do ano passado.

"Eu nunca havia trabalhado de forma remota antes. Achei o processo de transição e adaptação bastante simples. Em poucos minutos, eu consigo agora enviar um processo para qualquer setor da Prefeitura", explicou.

Na Semc, além dos serviços ofertados nos novos sistemas implantados, há o atendimento por vias eletrônicas nos espaços culturais, o que já totalizou mais de 500 chamados atendidos até o momento, dentre dúvidas, esclarecimentos sobre leis, acesso às aulas, entre outros.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Vitória passou a realizar vistorias preventivas somente de forma on-line. Os munícipes podem enviar os chamados para os seguintes números: 98818-4432 / 99512-9569 / 99501-3148. Os engenheiros e geólogos recebem as imagens e vídeos para realizar uma análise primária sobre as solicitações realizadas.

Os relatórios são encaminhados por e-mail ou WhatsApp. Em casos de emergências como deslizamento de terra, rolamento de blocos e desabamentos, o atendimento presencial permanece, e os munícipes deverão ligar para o plantão 24 horas da Defesa Civil: 98818-4432.

A engenheira Sidnéa Santos coordena, de forma remota, esses atendimentos on-line realizados pelo órgão e destaca a agilidade do serviço. "A partir do momento que recebemos os chamados, seja via Fala Vitória 156, seja pelos nossos telefones, transmitimos as primeiras orientações aos munícipes. Quando identificamos que se trata de um serviço de rotina e não emergencial, fazemos esse atendimento de forma on-line e damos todas as orientações necessárias. O envolvimento da equipe por meio de aplicativo de mensagens tem mantido a dinâmica do nosso trabalho".

Desenvolvimento da Cidade

Todos os pedidos dos empreendedores acontecem de maneira virtual, poupando tempo e economizando em papel e deslocamentos, para abrir empresas ou mesmo aprovar obras, reformas e novas edificações.

Assim, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) contribui para reduzir os custos com as taxas de licenciamento. A informatização de processos na Prefeitura ajuda a poupar tempo e reduzir gastos com produção. São mais de 160 Alvarás de Localização neste período. Já as licenças de projetos e obras somam mais de 320.

Para a chefe de equipe de expedição de certidão e certificado da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Paloma Oliveira de Santana Cavatti, o home office representou melhora na qualidade de vida.

“Tento ver sempre o lado positivo nesse período. Não tenho mais aquela correria estressante para se deslocar ao trabalho, estamos comendo melhor e em casa, reduzindo os custos com alimentação, além da economia de tempo. Para a população, o atendimento ficou melhor e mais rápido, porque não precisa se deslocar para a Prefeitura para ter acesso ao que precisa e obter uma certidão, que agora chega por e-mail. Para mim, os sistemas da Prefeitura funcionam normalmente, o que dá condições de trabalho durante o expediente. O município também economiza água e energia sem o atendimento presencial".

Imagem divulgação
Emissão on-line de documentos de arrecadação
Munícipes podem emitir certidões e documentos on-line (ampliar)
Imagem divulgação
Processos virtuais
Ferramenta de virtualização de processos agilizou os serviços para os munícipes (ampliar)
Educação

Com as aulas suspensas na rede municipal de ensino desde a segunda quinzena do mês de março, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) imediatamente intensificou os trabalhos e ações da pasta para fortalecer os processos educacionais e de ensino e aprendizagem no qual estão envolvidos os estudantes.

Um documento com as Diretrizes Estratégicas de Orientação para unidades de ensino e as atividades da Educação no contexto da pandemia foi elaborado e encaminhado para toda a rede municipal. Atividades educacionais complementares, apostilas e kits, plataformas virtuais de aprendizagem e ações conjuntas de fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar e o processo educacional foram implementados, e seguem com o acompanhamento ativo dos professores, pedagogos, diretores e profissionais da Educação.

Formações on-line para os educadores, atividades em ambientes virtuais, promoção e fortalecimento do protagonismo estudantil também fazem parte desse conjunto de ações.

"Nesse período de afastamento social, nossa escola tem promovido ações para motivar e ajudar nossos alunos com a plataforma Aprimora, desenvolvendo ainda diversas atividades. Também enviamos materiais impressos e atividades físicas para os estudantes com necessidades especiais e para aqueles que não possuem acesso à tecnologia”, conta a diretora da Emef Orlandina D'almeida Lucas, Romilda Martins Telles.

Um plano estratégico de biossegurança voltado para a rede municipal de ensino está sendo desenvolvido em conjunto com a Vigilância Sanitária, contemplando, além dos equipamentos para as escolas e os EPIs, todos os protocolos que irão orientar o frequentar da unidade escolar e o treinamento para todos os trabalhadores das unidades escolares. Em parceria com os profissionais do magistério e diretores, estão sendo elaboradas também as diretrizes do Plano Pedagógico Curricular e de Regularização do Calendário Escolar, que serão posteriormente encaminhadas ao Conselho Municipal de Educação de Vitória (Comev).

Esportes e Lazer

As equipes da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) continuam na ativa para resolver processos. Os procedimentos tiveram uma alteração significativa com a mudança dos processos de papéis para o eletrônico. Além disso, as atividades saíram de quadras, academias e campos e estão sendo disponibilizadas on-line, através do canal da Prefeitura no YouTube.

A equipe de Paradesporto, por exemplo, coordenada pela servidora Tainá Bonfim, está atuando diretamente com seus alunos e atletas através de grupo nas redes sociais e aulas on-line. "Com a pandemia, faz-se necessário criar modalidades em vídeos específicos com atividades direcionadas para melhorar as capacidades cognitivas, afetivas, motores e sociais dos alunos atendidos, criando um vínculo com os mesmos e seus familiares".

A coordenador das academias está atuando na organização das aulas on-line de ginástica e musculação. A Gerência de Escolinhas também está na ativa. "Os professores, além dos vídeos, estão divididos em dois grupos de estudos. Um é sobre organização e estrutura dos jogos do calendário municipal . O outro é para padronizar as escolinhas e melhorar a evolução dos alunos", disse a coordenadora, Karoll Laranja.

Fazenda

Entre os principais serviços, estão: emissão de certidão negativa de débitos, emissão de segunda via de guia de recolhimento de tributos, parcelamento de débitos em dívida ativa, certidão de recolhimento de tributos, apuração de base de cálculo de ITBI e declaração de ISSQN. De 20 de março a 29 de maio, foram realizados 18.855 atendimentos remotos.

"Nossa demanda tem aumentado muito e está quase se igualando à presencial. É um desafio e toda nossa equipe é muito dedicada e dá retorno para as demandas no mesmo dia ou, no máximo, no prazo de 24 horas. Fico feliz com o retorno das pessoas. Os contribuintes elogiaram a Prefeitura, que foi rápida ao implementar essa ferramenta", disse a assistente administrativo Andreia de Paula Gurtler.

Gestão, Planejamento e Comunicação

São diversos os trabalhos executados pelas equipes da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) em home office. De casa, jornalistas e equipe de marketing estão em contato direto com a imprensa e desenvolvendo conteúdo para os canais de comunicação da Prefeitura de Vitória.

No RH, os processos seletivos, concursos e contratações são feitos remotamente. Na parte administrativa, há a virtualização dos processos, licitações e contratos.

"Minha experiência no trabalho de home office está sendo super positiva. Ter o mesmo sistema que trabalhamos na PMV em casa e também outros novos que foram implantados me permite realizar o trabalho de forma ainda melhor e até mais rápido, porque o andamento dos processos e a formulação de documentos, estão mais rápidos", disse Melissa Biasutti Nogueira, membro da Comissão Permanente de Avaliação e Leilão de Bens Patrimoniais (Copal).

Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, fez oito reuniões on-line com parceiros como Ifes, Ufes e Codesa e também em seminários e Plano Municipal de Educação Ambiental, além de formação semanal de estagiários e equipes e de planejamento.

A Gerência de Fiscalização fez 55 ações programadas, 47 ações fiscais (incluindo pesca ilegal, Disque-Silêncio e terrenos irregulares), 58 operações náuticas e 1.502 atendimentos pelo 156.

As ações nas ruas não pararam. A Gerência de Áreas Verdes, manutenção e paisagismo esteve em 126 locais, fez manejo em 10 parques e plantou 654 novas árvores. Também foram feitas 232 podas de raízes, 566 copas de árvores em vias públicas, além da retirada de árvores com risco de queda e manutenção preventiva em parques urbanos. Foram feitos atendimentos a 1.037 demandas de manutenção que chegaram pelo 156.

O serviço de Proteção Animal respondeu a 136 chamados pelo 156 e registrou 106 chamados de maus-tratos pelo 156.

Para a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, foi um período de reinvenção. "A experiência nos levou a definir que utilizaremos a tecnologia quando voltarmos presencialmente para nosso local de trabalho, como em reuniões on-line com a equipe toda, inclusive os educadores ambientais dos Centros de Educação Ambiental, facilitando a comunicação. Outra ação serão seminários a distância, como o que fizemos com mais de 26 mil acessos. Também criamos materiais digitais, como o Quiz ambiental. A Covid-19 é uma pandemia difícil para todos, mas nos leva a perceber a importância do meio ambiente, e a Educação Ambiental é fundamental nesse processo, e vem realizando várias atividades para despertar o conhecimento e o cuidado com o nosso meio ambiente".

Obras e Habitação

A Secretaria de Obras e Habitação (Semohab) reduziu o tempo de trâmite de processos neste período de pandemia de até três meses para duas semanas. São 107 profissionais desenvolvendo suas tarefas em home office, elaborando termos de referência, concluindo projetos executivos, orçamentos e licitações de novos empreendimentos e dando andamento aos processos que são gerados por essas atividades, além do atendimento remoto aos beneficiários dos programas habitacionais e pessoas que procuram se inscrever nos programas.

Nesse período, foram realizados 4.740 atendimentos remotos por telefone ou WhatsUp para beneficiários dos programas habitacionais, 163 reuniões aconteceram de forma remota, 345 processos foram abertos ou analisados pela Gerência Social da Subsecretaria de Habitação, além de 843 orientações técnicas. A Gerência de Regularização Fundiária deu andamento a 305 processos, digitalizou outros 212 processos e fez 74 atendimentos remotos.

Sete orçamentos de novas obras foram elaborados e outros 42 que estavam em andamento foram concluídos. Cinco editais de licitação foram elaborados e publicados e outros 25 estão em andamento, com uma média de 20 atendimentos remotos para cada edital. Além de 50 cadastros de empresas interessadas em participar dos processos licitatórios. Quinze fiscais estão acompanhando o andamento das 22 obras e alimentando as medições de forma remota. Essas medições são analisadas pelo gerente de obras.

"A experiência tem sido bacana e, muito provavelmente, veio para ficar. Não tenho a menor dúvida de que seja uma oportunidade para a ruptura de padrões de trabalho, que sofrerá um salto de qualidade no futuro breve. Sem falar no impacto ao meio ambiente, pois vários processos deixarão de consumir insumos, como papéis e tintas, e energia, como combustível fóssil para o transporte de documentos entre as secretarias", disse a subsecretária de Estudos e Projetos, Moema Calazans.

Procuradoria

Desde a publicação do decreto que declarou situação de emergência em Vitória, a Procuradoria Geral do Municipio (PGM) dedicou esforços na implementação de todas as atividades por meio eletrônico. A PGM também vem empregando maior celeridade na análise de processos e consultas jurídicas.

Através da nova ferramenta disponível de protocolo eletrônico, as secretarias municipais encaminharam,  nesse período, processos virtuais para análise da PGM, que já proferiu cerca de 500 pareceres. O
retorno dessas manifestações se dá de forma mais ágil e eficiente para o prosseguimento das ações a serem desenvolvidas pela administração municipal.

A implementação das audiências virtuais nas câmaras processantes da Corregedoria do Município, através do decreto nº 18.081/20, possibilitou realizar a oitiva de testemunhas que se encontravam, inclusive, fora do País, e também sessões virtuais do Colegiado de Procuradores Municipais, de forma que a análise e a tramitação dos processos nesses órgãos tiveram seu desempenho intensificado.

Além dos procedimentos administrativos, as medidas judiciais urgentes também permaneceram com seus fluxos de forma virtual, estabelecendo-se o encaminhamento de mandados, assim como o peticionamento via correio eletrônico institucional da PGM. Ainda manteve-se o andamento de processos judiciais que tramitam nos sistemas eletrônicos específicos do Poder Judiciário Estadual e Federal.

Saúde

O trabalho de rotina nas unidades de saúde precisou se adaptar. E para garantir o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e ao mesmo tempo protegê-los da exposição ao novo coronavírus, elas investiram no telemonitoramento desses pacientes através de profissionais de saúde que estão trabalhando em home office.

Dentre esses servidores, está a agente comunitária de saúde (ACS) Patrícia Fernandes dos Santos Felisberto. Ela e os outros ACS da unidade de saúde da Grande Vitória monitoram dezenas de famílias por telefone. "Nós seguimos um roteiro de perguntas com base na ficha clínica do morador. Além de perguntarmos sobre os sintomas do Covid-19, sobre sintomas de arboviroses (dengue, zika e chickungunya), também perguntamos sobre os medicamentos para os pacientes hipertensos ou diabéticos. Se na família houver uma gestante, já são outras perguntas. Se houver um recém-nascido ou um idoso, então temos que averiguar outras situações. E assim monitoramos todos", explica Patrícia.

Apesar de o telemonitoramento priorizar pacientes de risco como hipertensos, diabéticos, gestantes, puérperas, recém-nascidos e idosos, atualmente, as equipes estão em contato com toda a comunidade atendida pela unidade de saúde.

"Criamos com o telefone um canal direto com os pacientes, conseguimos nos comunicar mais rápido. E como eu já acompanho há anos meus pacientes, percebo qualquer situação diferente apenas pelo tom de voz deles. É muito bom ajudá-los pelo telefone, ouvir deles que estavam esperando minha ligação. Mesmo sem receber as visitas presenciais dos agentes de saúde, eles estão sendo ouvidos e atendidos em suas demandas".

Outra modalidade de atendimento implantada na rede de saúde de Vitória por causa da pandemia foi a telemedicina. Atualmente, 30 médicos atuam nessa modalidade, que já realizou mais de 5 mil atendimentos, a maioria, 59%, a pacientes com sintomas respiratórios. A médica pediatra Monique Pezzin Bayer, lotada na US da Ilha de Santa Maria antes da pandemia, está trabalhando em home office porque está gestante.

"Comecei na telemedicina em abril e hoje também faço parte do apoio técnico aos colegas sobre a condução de casos clínicos.Atuar na telemedicina está sendo recompensador, uma vez que está sendo ótimo continuarmos sendo úteis à população e estar exercendo nossa profissão nessa modalidade durante esse momento de pandemia que vivenciamos. Está sendo muito gratificante e depois desse tempo estamos mais habituados. Claro, é preciso um outro tipo de atenção, utilizar outras técnicas para a abordagem e compreensão das queixas dos pacientes. Na maioria das vezes, conseguimos ser muito resolutivos".

Segurança Urbana

Na Secretaria de Segurança Urbana (Semsu), somente departamentos como financeiro, recursos humanos e corregedoria estão desempenhando atividades remotas. Pela natureza da atividade ser considerada essencial, os agentes de trânsito e comunitários da Guarda Civil Municipal estão desempenhando suas funções nas ruas, equipados de todos os equipamentos de proteção individual e obedecendo uma série de normas de higiene.

Os operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), que diariamente monitoram ruas e avenidas da capital e o Cerco Inteligente de Segurança, também estão trabalhando de forma presencial.

A Corregedoria da Guarda Civil Municipal implantou um sistema de audiências on-line, a fim de garantir a continuidade dos serviços mesmo durante o período de isolamento. "A pandemia direcionou o serviço público a se desvencilhar das práticas presenciais e consolidou o trabalho com uso de plataformas digitais e recursos tecnológicos com a digitalização do que era usado em papel e adoção também de documentos digitais. No caso das audiências da corregedoria, quando elas são virtuais, as pessoas podem participar de onde estiverem por meio do celular ou computador, atendendo a todas exigências dos órgãos de saúde. Isso é uma prática que seria inimaginável um tempo atrás e agora está efetivado no dia a dia do servidor", disse o corregedor da Guarda Civil Municipal, Richard Campos Tanure.

Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana

As visitas técnicas continuam sendo feitas e os técnicos da Setran usam equipamentos de proteção individual e tomando os cuidados necessários. A gerente de Tráfego, Denise Bourguignon, destacou que as equipes participam semanalmente de videoconferência.Ela disse ainda que ferramentas virtuais são recursos práticos e ágeis e que permitem respostas profissionais rápidas e satisfatórias.

Desde que teve início o trabalho remoto, na área de engenharia da Setran, foram 252 respostas a chamados e houve resolução de 141 processos. Houve ainda respostas diretas aos gabinetes, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União.

Já o gerente de Planejamento Operacional de Trânsito, Bruno Cunha Xavier do Carmo, destacou a eficiência do home office. Desde março, foram solucionados 161 chamados efetuados por intermédio do 156 e concedidas 117 autorizações de interdições de vias referentes a obras e serviços em Vitória.

Além disso, foram preparados relatórios de fluxo de veículos para controle do número de veículos transitando durante a ´pandemia, assim como realizadas vistorias nas interdições autorizadas, em especial, na obra da nova avenida Vitória.

Divulgação Semus
Trabalho home office
Agente comunitária de saúde Patrícia Fernandes monitora pacientes por telefone (ampliar)
Divulgação Semus
Trabalho home office
Médica pediatra Monique Pezzin Bayer atua na telemedicina (ampliar)

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