Notícias

Coronavírus: Semus dá orientações sobre cuidados com animais de estimação

Publicada em 02/04/2020, às 09h35

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Vida terrestre

André Sobral
Feira de Doação de Cães
Proprietários de animais de estimação também devem adotar cuidados especiais com os pets durante a pandemia

Diante da pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), elaborou uma série de recomendações para as pessoas que têm animais de estimação. 

Mesmo sem dados significativos sobre animais contaminados pela Covid-19, é necessário reforçar alguns cuidados, pois o tutor infectado pode espalhar partículas com o vírus na pelagem do pet ao espirrar ou tossir.

Para a médica veterinária e chefe da equipe de Controle Animal do CVSA, Renata Bessa, até o momento, não há informação de que o animal em si desenvolva a doença, mas, se o pelo estiver contaminado e outra pessoa o tocar, não há garantia de que não haverá transmissão. "Nesse momento de incertezas, todo cuidado faz a diferença para evitar o contágio", disse.

Passeios

Em período de transmissão comunitária, a veterinária ainda destacou sobre os passeios com os pets. "A recomendação é que as saídas ao ar livre com os animais de estimação sejam curtas e objetivas, feitas em pequenas distâncias, acompanhadas apenas por um responsável, apenas para atender às necessidades fisiológicas do animal, sempre evitando contato com outros animais e pessoas".

Cuidados
  • Saia com seu animal em horários tranquilos
  • Evite locais fechados
  • Ao retornar ao seu domicílio, higienize o animal na superfície dos pelos, patinhas e focinhos com um lenço umedecido ou banho a seco
  • Os tutores devem diminuir a frequência de banhos e tosas de seus pets, diminuindo a circulação das pessoas
  • Realize a higiene dos seus animais no próprio domicílio
  • Pessoas infectadas devem evitar o contato com seus cães e gatos. É recomendado que também façam quarentena de convivência com eles
  • Durante o período crítico do coronavírus, sugere-se que os serviços que não são de urgência e emergência sejam programados, para que não haja exposição desnecessária.

Voltar ao topo da página