Notícias

Coronavírus: mulheres podem buscar ajuda em casos de violência dentro de casa

Publicada em 10/06/2020, às 15h14 | Atualizada em 10/06/2020, às 18h27

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades

Divulgação Semcid
Campanha de violência doméstica
Um dos temas abordados na campanha é: "Sua casa é o seu abrigo durante a pandemia. Não aceite violência" (ampliar)

Durante o isolamento social, muitas mulheres que trabalhavam fora passaram a ficar mais tempo dentro de casa. Com isso, o risco da violência doméstica causada por companheiros também pode aumentar. Para fazer um alerta sobre o problema, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) lançou a campanha "Protegidas e Conectadas", que tem como objetivo chamar atenção para a importância de fazer a denúncia e onde buscar ajuda.

Um dos temas abordados é: "Sua casa é o seu abrigo durante a pandemia. Não aceite violência". "É também nesse espaço que acontecem as maiores violações de direitos que é a violência doméstica. Logo, cresce a possibilidade de ter um aumento significativo e também silenciado, uma vez que o isolamento social nos limita a movimentar e até mesmo buscar os serviços de atendimento da mulher em situação de violência", destacou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mariana Bernardes.

Campanha da violência contra mulher

Plantão

Por isso, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), serviço que funciona na Casa do Cidadão, mantém em regime de plantão telefônico à disposição dessas mulheres.

Divulgação Semcid
Campanha de violência doméstica
Equipes também vão às ruas distribuir panfletos e dar orientações (ampliar)

O serviço pode ser acionado pelo número (27) 99520-1927, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. No atendimento, elas têm acompanhamento psicossocial e orientação sobre os possíveis encaminhamentos.

"As mulheres precisam saber que não estão sozinhas neste momento de isolamento social e que podem contar com o apoio do poder público para buscar orientação devida, atendimento especializado e proteção. Juntas e conectadas, podemos interromper o ciclo de violências e, consequentemente, garantir seus direitos e a dignidade humana", destacou a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire.

A campanha

A iniciativa vai abordar a violência dentro de casa e o assédio dentro dos coletivos e na internet. A campanha, que tem o objetivo de informar às mulheres onde buscar ajuda, é divulgada nas redes sociais, aplicativos de mensagens, nos coletivos municipais, nos serviços de saúde e assistência social em funcionamento e também em estabelecimentos comerciais.

Nesta quarta-feira (10), foram distribuídos 318 cartazes em diversas comunidades de Vitória.


Voltar ao topo da página