Notícias

Coronavírus: mais de 28 mil testes já realizados em Vitória

Publicada em 15/07/2020, às 09h29

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Testes para Covid
Equipes de saúde de Vitória estão coletando materiais para exames em cerca de 600 pacientes por semana

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março, até a última segunda-feira (13), já foram realizados 28.467 testes para detectar a presença ou o contato com o novo coronavírus em Vitória.

Estão incluídos os testes realizados no inquérito sorológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), testes rápidos e RT-PCR feitos nas redes privada e pública, tanto em munícipes quanto em não munícipes.

As equipes de saúde de Vitória estão coletando materiais para exames em, aproximadamente, 600 pacientes por semana. Eles são enviados ao Laboratório Central, que retorna com o resultado entre três e cinco dias.

Testes e objetivos diferentes

Atualmente, há dois tipos de testes realizados na rede municipal de saúde: o RT-PCR e o teste rápido ou sorológico.

Além da forma de coleta de amostras serem diferentes, o período ideal para essa coleta também muda e, com isso, os objetivos dos testes são diferentes.

O RT-PCR é um teste de Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa em tempo real, que verifica a presença de material genético do vírus Sars-CoV-2 nas células do paciente. São coletadas secreções da boca ou do nariz do paciente, uma vez que essas são as portas de entrada do vírus no corpo e onde é possível encontrá-lo em maior quantidade.

O material então é levado para um laboratório, onde passará por vários processos para identificar material genético do vírus. Por esse motivo, o resultado leva, no mínimo, 24 horas para sair.

O teste RT-PCR é considerado “padrão ouro” pela Organização Mundial de Saúde por ter uma taxa de acerto acima de 90% e precisa ser coletado entre o 1º e o 12º dia de sintomas. O objetivo é identificar em tempo real se a pessoa está com o novo coronavírus em seu organismo e iniciar o tratamento e o isolamento social.

Os testes rápidos ou sorológicos estão sendo feitos nas unidades básicas de saúde, centros de referência e Pronto-Atendimentos a partir de uma pequena amostra de sangue do paciente, com entrega do resultado em minutos.

Porém, eles devem ser realizados após o 10º dia de sintoma, pois vão detectar os anticorpos formados em contato com o vírus (IgG e IgM), ou seja, quando a infecção pelo vírus já está diminuindo ou já até acabou. Por isso, o objetivo desses testes é compreender como o vírus está se propagando pela cidade e embasar ações de saúde coletiva.


Voltar ao topo da página