Notícias

Coronavírus: mais 720 pessoas serão testadas em 14 bairros a partir desta quarta

Publicada em 26/05/2020, às 17h29 | Atualizada em 08/06/2020, às 11h47

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Inquérito Sorológico
Equipes percorrem imóveis para fazer os testes do inquérito sorológico (ampliar)

Começa nesta quarta-feira (27) a segunda etapa do inquérito sorológico para identificar o percentual da população de Vitória que já teve contato com o novo coronavírus (Covid-19). Na capital, a previsão é que 720 pessoas sejam testadas nesta fase. Na primeira, foram feitos também 720 testes, com 33 positivos.

Para aplicação do inquérito, 72 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão se dirigindo aos imóveis sorteados, devidamente uniformizados, das 7 às 17 horas.

No total, 14 bairros serão contemplados: Consolação, Gurigica, Maria Ortiz, Inhanguetá, Ilha de Santa Maria, Maruípe, São Cristóvão, Itararé, Santa Cecília, Santa Helena, São Pedro, Nova Palestina, Resistência e Jardim Camburi.

Os participantes dos testes serão escolhidos através de um sorteio que será realizado no momento da entrevista, em suas próprias residências.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, é importante que a população receba as equipes para que o município possa avaliar o impacto da doença em Vitória e, assim, auxiliar no planejamento de novas estratégias para medidas de contenção.

"Esse processo nos permitirá investigar com um olhar mais refinado os casos da Covid-19. Com a percepção do comportamento da doença, conseguiremos, junto com o Estado, definir estratégias eficazes para enfrentar e combater a transmissão do coronavírus", disse.

Formulário

O formulário será preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe terá um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico.


Voltar ao topo da página