Notícias

Coronavírus: Consultório na Rua faz busca ativa em abordagens à população de rua

Publicada em 12/05/2020, às 14h19 | Atualizada em 12/05/2020, às 15h32

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

Divulgação Semus
Consultório na Rua
Equipes do Consultório na Rua intensificaram a busca ativa de pessoas em situação de rua com sintomas respiratórios (ampliar)
Divulgação Semus
Consultório na Rua
Servidores da saúde oferecem curativos, exames e cuidados para esse público diariamente (ampliar)

Mesmo diante da pandemia, os trabalhos do Consultório na Rua (CR), que leva atendimentos de saúde a pessoas em situação de rua, não param na capital. São duas equipes atuando diariamente nas regiões Continental, Maruípe, Forte São João, Centro, Santo Antônio e São Pedro.

Os servidores intensificaram a busca ativa e o monitoramento de gestantes e sintomáticos respiratórios. A equipe está orientando essas pessoas sobre os sintomas do coronavírus e os riscos de aglomerações. 

Se alguém precisar de atendimento específico, a equipe encaminhá para o serviço de saúde mais indicado. É feito o monitoramento de locais de concentração de pessoas em situação de rua para fazer o Tratamento Diretamente Observado (TDO).

"O objetivo do CR é atender a saúde integral dessa população, considerando suas dinâmicas. Para isso, facilitamos ainda mais o acesso desse público às unidades de saúde, que são a principal porta de entrada aos nossos serviços", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisoa.

Consultório

O Consultório na Rua é formado por equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas, auxiliares de enfermagem e técnicos de saúde bucal.

Esses profissionais foram capacitados para atuar no programa, que consiste em um trabalho muito complexo, a começar pela delicada abordagem e pela criação de um vínculo de confiança com essas pessoas, passando pela persistência na oferta do serviço até o início de um tratamento efetivo.

Outros serviços oferecidos:

  • Curativos
  • Vacinação
  • Busca ativa e monitoramento da adesão ao tratamento de pacientes HIV/AIDS e outros
  • Atividade coletiva para orientação de saúde
  • Participação nas Tendas do Bem
Divulgação Semus
Consultório na Rua
Divulgação Semus
Consultório na Rua

Voltar ao topo da página