Notícias

Coronavírus: conselho pede que população tenha mais respeito por idosos

Publicada em 03/04/2020, às 18h21

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Elizabeth Nader
Idosos se manifestam no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Conselho Municipal de Idosos emitiu uma nota pública para pedir que a população respeite esse público

Grupo de pessoas mais atingidas pelo novo coronavírus em todo o mundo, os idosos estão sofrendo com outros problemas, como preconceito e falta de respeito. A constatação é do Conselho Municipal de Idosos (Comid), que tem recebido relatos de pessoas idosas que sofreram desde chacotas até agressões nestes dias de pandemia.

Foi o caso da senhora A.C, de 84 anos de idade, moradora da Praia do Canto. Ela conta o que aconteceu quando foi à padaria na esquina da casa dela fazer uma compra rápida para o lanche da tarde:

"Só ouvi um rapaz gritar: 'Vai para casa, velha!' Quando olhei para trás, outro rapaz gritou:'Velho tem que ficar em casa'", contou. Ela se sentiu muito desrespeitada: "Estou cumprindo da melhor forma a quarentena e tomo todos os cuidados. Não autorizo ninguém a gritar comigo assim", disse.

Direitos

Segundo a presidente do Comid, Germânia Maria Freire de Menezes, a população precisa proteger e respeitar os idosos, que têm os mesmos direitos que todos os cidadãos. "Em momentos como este que estamos vivendo, o que se espera da sociedade é o aumento da solidariedade com esse grupo populacional que ajudou a construir a história de nossa cidade e de nosso País", diz Germânia.

Nota

Para alertar a população sobre o constrangimento provocado em comentários sobre os idosos feitos em tom de brincadeira também em vídeos que circulam nas redes sociais, o Comid lançou, nesta sexta-feira (3), uma nota pública lembrando que os abusos devem ser denunciados pelo Disque 100.

"Coibir a violência é um ato de cidadania, é um ato de valorização da vida humana e de cuidado com o outro e, neste caso em especial, com a pessoa idosa", disse.

NOTA PÚBLICA DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE VITÓRIA – COMID SOBRE A RESPONSABILIDADE COM A POPULAÇÃO IDOSA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

O Conselho Municipal do Idoso de Vitória – Comid, conforme Lei Municipal Nº 6.944, de 16 de junho de 2007 se constitui um importante instrumento de controle democrático das ações governamentais e não governamentais desenvolvidas para o efetivo atendimento aos direitos sociais da pessoa idosa, promovendo sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Uma das maiores conquistas da humanidade foi a ampliação do tempo de vida,ainda que essas conquistas estejam longe de se distribuir de forma igualitária. Chegar à velhice, que antes era privilégio de poucos, hoje passa a ser uma realidade bastante presente em diversos países.

]No Brasil, o número de pessoas acima de 60 (sessenta) anos já ultrapassa os 30 (trinta) milhões, o que representa mais de 15% (quinze por cento) da população. Projeções apontam também que mais de 4,3 milhões de pessoas idosas vivem sozinhas (IBGE, 2018).

É sabido, que no último dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde – OMS, declarou a pandemia do COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus e reforçou a importância de se tomar cuidados redobrados com a saúde das pessoas idosas. Apesar do COVID-19 atingir pessoas de todas as faixas etárias, a infecção pelo Coronavírus pode se manifestar de forma mais grave nesta população podendo levar a morte.

É fato que grande parte do material que tem circulado nos últimos dias pelas redes sociais com sátiras de humor envolvendo a pessoa idosa, se traduz em desrespeito inadmissível a essa população, o que fere as prerrogativas estabelecidas na Lei Federal nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso.

Nesse sentido, o Comid vem a público alertar para o risco do preconceito social e do aumento das situações de violência contra as pessoas idosas face ao comportamento da sociedade, quando na verdade o que deveria esperar seria o aumento da solidariedade e respeito a esse grupo populacional que ajudou a construir a história de nossa cidade e de nosso país.

A violência em todas as suas manifestações, ligada à intolerância, resulta em um processo que se estende desde o desrespeito ao lugar do outro até a desvalorização do indivíduo. Assim, é urgente pensarmos em mínimos éticos nas relações pessoais e sociais de forma que a coexistência entre os indivíduos dos diferentes ciclos de vida seja respeitosa.

Nossa defesa é pela valorização da pessoa idosa, pelo fortalecimento das políticas públicas e pelo olhar sobre as questões que permeiam o processo de envelhecimento. Portanto, coibir a violência é um ato de cidadania, é um ato de valorização da vida humana, é um ato de respeito e cuidado com o outro e, neste caso em especial, à pessoa idosa.

Denuncie!
Fala Vitória 156
Disque Direitos Humanos – Disque 100


Voltar ao topo da página