Notícias

Coronavírus: compras emergenciais ganham mais transparência

Publicada em 25/06/2020, às 17h12

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação CGM
Portal da Transparência
Nova ferramenta no Portal da Transparência amplia a participação cidadã e fortalece a transparência (ampliar)

A seção "Coronavírus (Covid-19)" do Portal de Transparência de Vitória, criada para divulgação das compras emergenciais de bens e serviços para enfrentamento à pandemia, ganhou novas funcionalidades. Agora, além da divulgação das informações detalhadas de licitações, dispensas de licitação, contratos, ordens de serviço e autorização de fornecimento, a ferramenta conta com um novo “Painel de Contratações Emergenciais”.

Para acompanhar as compras emergenciais, é só acessar transparencia.vitoria.es.gov.br/contratacoesemergenciaiscovid19.aspx

O mecanismo permite a visualização sintética das informações principais das compras realizadas, o que torna mais fácil o entendimento do cidadão, fortalecendo o controle social.

"Através de informações como órgão contratante, números do processo e do instrumento contratual, CPF/CNPJ do fornecedor, objeto, unidade de medida, quantidade, valor unitário e valor total, dentre outros dados, é possível realizar buscas e baixá-los para comparação. Além disso, clicando no instrumento contratual, é possível ter acesso às demais informações da contratação, podendo ainda baixar a íntegra do contrato, autorização de fornecimento ou ordem de serviço. Estamos trabalhando para facilitar o acesso aos dados, de maneira a atender a todos os públicos, ampliando a participação cidadã e fortalecendo a transparência", salientou o secretário da Controladoria Geral do Município, Ricardo Perini.

Legislação e normativas

A seção apresenta ainda a legislação municipal, estadual e federal, normativas municipais e canais de comunicação para pedidos de informação e denúncias relacionadas a ações e compras direcionadas ao enfrentamento da pandemia.


Voltar ao topo da página