Notícias

Consulta Pública trata sobre Cuidados para pessoas com comportamento suicida

Publicada em 15/03/2024, às 13h00 | Atualizada em 15/03/2024, às 13h01

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Portal da Transparência

A partir desta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) realiza a Consulta Pública sobre Linha de Cuidado para pessoas com comportamento suicida. O objetivo é ouvir toda a sociedade em busca de contribuições e sugestões a fim de qualificar ainda mais a atenção integral a essas pessoas e seus familiares, ampliando também as ações de prevenção dos agravos relacionados ao comportamento suicida.

A Consulta Pública ficará disponível até o dia 15 de abril (segunda-feira).  As colaborações, contribuições e sugestões precisam ser feitas por meio do formulário  que pode ser acessado aqui. Poderão ser feitas quantas respostas forem necessárias, atentando-se às orientações para preenchimento do formulário.

As manifestações que não forem encaminhadas em conformidade com as informações solicitadas no formulário, serão consideradas inválidas para efeito da Consulta Pública.

A minuta da Linha de Cuidado a pessoas com comportamento suicida está disponível na página de Consultas Públicas, no Portal da Trasparência, para apreciação, assim como o link para o formulário de sugestões.

Ao finalizar o prazo fixado, a Semus apreciará as contribuições e sugestões para elaboração do texto final da Linha de Cuidado.

Prevenção e atualização

De acordo com o Ministério da Saúde houve aumento no número de notificações de violência autoprovocadas relacionadas ao comportamento suicida no país na última década (2010 a 2021). Por essa razão, a rede municipal de saúde de Vitória tem buscado ampliar sua capacidade para detectar estas situações com rapidez e oferecer o acolhimento e a assistência necessária, visando à prevenção e ao cuidado.

Além disso, a construção de uma linha de cuidado a pessoas com esse comportamento, considerando o contexto pós pandemia Covid-19, vai contribuir para atualização de documentos de orientação à Rede de Atenção à Saúde.


Voltar ao topo da página