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Confirma Vitória: outubro registra queda no número de faltas em consultas

Publicada em 07/11/2019, às 11h51

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Pacientes devem confirmar ou desmarcar consultas em ferramenta on-line

Graças ao Confirma Vitória, 6.558 vagas em consultas agendadas em outubro que seriam perdidas pela falta dos pacientes nos serviços da rede municipal de saúde puderam ser reaproveitadas. Com isso, o número de faltosos vem diminuindo, chegando a 19,17%. Em setembro, o índice foi de 19,37%. 

Das 29 unidades de saúde, 16 tiveram menos de 19% de faltosos: Jardim da Penha, Maria Ortiz, Ilha de Santa Maria, US Vitória, Bairro República, Praia do Suá, Jardim Camburi, Grande Vitória, Santo André, Ilha das Caieiras, Jabour, Maruípe, Santa Martha, Resistência, Consolação e Bairro do Quadro.

Jardim da Penha

Entre as unidades que tiveram menos faltosos em outubro, a US Jardim da Penha se destaca por registrar o menor índice percentual de abstenções: 12,10%.

Segundo a diretora da US, Karin Brandão Bruce, o trabalho dos profissionais e a conscientização da comunidade foram fundamentais para esse resultado.

"O envolvimento de toda a equipe na organização do processo de trabalho, juntamente com o Agendamento Online, visando garantir o acesso de qualidade ao SUS foi essencial. E o Confirma Vitória sensibilizou os munícipes sobre a responsabilidade em avisar caso não possam ir à consulta", explica Karin.

Sistema

Desde a implantação do Confirma Vitória na rede de saúde da capital, as pessoas que precisam faltar às consultas podem avisar às unidades de saúde suas ausências, de forma que essa vaga não seja perdida e retorne ao sistema de vagas e possa ser preenchida por outro paciente.

Também aquele que não confirma sua presença com antecedência de até 2 dias pelo computador, tablet ou celular, por meio do aplicativo Vitória Online, pode ser sua vaga retornada ao sistema e disponibilizada para outros pacientes.

A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).


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