Notícias

Clube da Leitura traz obra "Dr. Voronoff" de Mendes Fradique

Publicada em 20/09/2021, às 18h08 | Atualizada em 20/09/2021, às 18h57

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Divulgação PMV
Obra "Doutor Voronoff" é o tema do "Clube da Leitura" do mês de setembro
Obra "Dr. Voronoff" é tema do "Clube da Leitura" de setembro.

Fundado com o objetivo de reunir os amantes da literatura para o compartilhamento de leituras e aprendizados sobre as obras, o “Clube da Leitura” é uma atividade da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, que reúne leitores de modo virtual na última segunda-feira de cada mês.

Mensalmente a equipe da biblioteca, em conjunto com os membros do clube, escolhe um título e os participantes têm até o próximo encontro para efetuar a leitura da obra.

No mês de setembro o encontro chega a sua 14ª edição, na próxima segunda-feira (27), e compartilha a leitura "Dr. Voronoff", de Mendes Fradique.

O encontro acontece via Google Meet a partir das 19 horas.

Os interessados em participar, podem enviar email para bmvitoria@vitoria.es.gov.br ou bmunicipalvitoria@gmail.com informando nome, email e telefone celular. O link será enviado um dia antes por email.

Mendes Fradique

Mendes Fradique é o pseudônimo de José Madeira de Freitas, nascido em Alfredo Chaves, Espírito Santo, em 1893.

Ilustrador, desenhista, chargista e escritor devotado ao humor, Mendes Fradique era também médico, especialista no tratamento da diabete e residiu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro.

Sua estreia na imprensa carioca se deu na revista Rio Ilustrado, onde atuou como editor de arte e desenhista-caricaturista.

Colaborou também na revista Dom Quixote, nos jornais cariocas O Jornal e Gazeta de Notícias, e em O Estado do Paraná, em Curitiba, e Folha da Noite, em São Paulo. Em 1917 estreou em livro, Hypocratéa, coletânea de sonetos em que fazia o perfil caricatural de seus colegas de faculdade.

Entre seus livros estão grandes clássicos como “História do Brasil pelo método confuso”, de 1920, e “Gramática portuguesa pelo método confuso”, de 1927.

Seu pseudônimo é a inversão do nome Fradique Mendes, célebre personagem do escritor português Eça de Queirós.

José Madeira de Freitas faleceu no Rio de Janeiro em 1944, pouco antes de completar 51 anos.
Serviço

Clube da Leitura on-line

Quando: segunda-feira (dia 27), às 19 horas

Onde: plataforma digital Google Meet

Inscrições: bmvitoria@vitoria.es.gov.br

Participação: gratuita

Classificação indicativa: livre


Voltar ao topo da página