Notícias

CEU São Pedro ficará de portas abertas para a comunidade na manhã de sábado

Publicada em 06/11/2019, às 12h31 | Atualizada em 07/11/2019, às 13h11

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Fachada do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Grande São Pedro
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) ofertará atividades lúdicas e muitos serviços para a população neste sábado (9)

Para que mais moradores das comunidades da Grande São Pedro possam conhecer os serviços ofertados no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e como funcionam, a unidade ficará aberta neste sábado (9), das 8 às 12 horas.

E para atrair famílias para a visitação, a manhã terá várias atrações, como apresentação dos núcleos de Balé e Danças Urbanas do Circuito Cultural, que é um projeto da Secretaria Municipal de Cultural (Semc), serviços gratuitos de corte de cabelo e orientações para microempreendedores, além de algodão-doce, pipoca, pula-pula e cantinho da leitura para as crianças.

"Tempo com a Família" é o nome do evento, que promete muita animação na praça do CEU, que fica na Ilha das Caieiras. Os coordenadores de todos os serviços oferecidos no local estarão presentes e disponíveis para falar de seus espaços.

No CEU funcionam o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o Centro de Apoio ao Empreendedor, o Circuito Cultural (com salas de balé, música, danças urbanas e artesanato), o Espaço de Qualificação e Inclusão Digital, o Núcleo de Integração Social da Pessoa Idosa (Nispi), escolinhas de esportes e outros serviços.

Tudo isso em um espaço com mais de 2,4 mil m² de área construída, inaugurado em julho do ano passado, para atender famílias de 10 bairros: São Pedro, Comdusa, São José, Santos Reis, Santo André, Ilha das Caieiras, Redenção, Conquista, Resistência e Nova Palestina.

Grupo Gestor

A unidade tem um modelo de gestão participativo e tripartite: com representantes do Poder Público, da comunidade e da sociedade civil organizada. São 15 titulares e 15 suplentes. Os representantes das comunidades e das organizações civis no atual Grupo Gestor (GG) foram eleitos em assembleia, em outubro de 2017, antes mesmo da inauguração do espaço.

A cada dois anos, ou sempre que houver vacância em algum cargo, deve ser realizado um processo de mobilização social para identificar pessoas interessadas em compor o GG e ajudar a compartilhar a gestão. O evento deste sábado tem por objetivo mobilizar os moradores para que possam integrar o Grupo Gestor.

O CEU foi implantado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Ministério da Cultura, para oferecer, em um mesmo espaço físico, programas e serviços voltados para o desenvolvimento econômico e social, a cidadania e a garantia de direitos.

Serviço
Tempo com a Família

Dia 9, sábado, das 8h às 12h
Rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras (próximo ao Residencial Santo André)
Entrada gratuita

Exposição dos serviços oferecidos no CEU
Apresentação de Balé e Danças Urbanas
Cortes de cabelo
Telecentro

Serviço de orientação para o microempreendedor
Pula-pula
Pipoca
Algodão-doce


Voltar ao topo da página