Notícias

Catadores de recicláveis educam população sobre consumo consciente e sustentável

Publicada em 19/09/2019, às 08h00 | Atualizada em 19/09/2019, às 12h21

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leane Barros
Material Reciclável Ascamare
Catadores estão visitando instituições públicas e privadas e condomínios para falar sobre a importância da coleta seletiva para cidade

Catadores que participam do projeto "Catadores São Educadores" fazem aula de consciência ambiental e sustentabilidade.

O trabalho é desenvolvido pela Associação Ateliê de Ideias em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio do Procon Vitória e da Gerência de Qualificação do Trabalhador.

Os catadores estão visitando instituições públicas e privadas e condomínios para falar sobre a importância da coleta seletiva para cidade e fonte de renda para o grupo, além do consumo consciente e responsável.

A proposta é difundir o conceito de que todo material reciclável produzido pode ser coletado diretamente pelas associações de catadores de materiais recicláveis e, se estiver devidamente separado, pode ser destinado à indústria da reciclagem.

Assim foi feito com os servidores da Superintendência Regional do Dnit. A presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare), Josimeire Jesus dos Santos, a diretora financeira da associação, Amanda Paula Cabral Soares, e a educadora ambiental da Prefeitura de Vitória Osneia Pecculi conversaram com os servidores sobre reciclagem, separação e destinação adequada de resíduos e como tornar o local de trabalho ecologicamente correto.

"O projeto realiza um sonho dos catadores, que é coletar diretamente nas fontes que geram resíduos. Assim, o que é material reciclável chega mais limpo nas associações e facilita o nosso trabalho, garantindo melhor rendimento. Já estamos coletando 30 toneladas desses materiais por mês", comemorou Amanda Paula.

Para Osneia Pecculi, a ação possibilita que os moradores de Vitória reflitam sobre suas atitudes de consumo para garantir a sustentabilidade do planeta. "Precisamos repensar se precisamos mesmo de tudo que temos em casa. Os consumidores precisam rever seu hábitos e se conscientizar que muitas coisas são dispensáveis".

"Essas visitas a órgãos, faculdades, associações de moradores e condomínios representam a garantia de cidadania, de dignidade e visibilidade como trabalhadores que estão fazendo muito mais do que retirar o lixo das ruas. Estão levando e espalhando consciência e sustentabilidade para todos os cantos da cidade", declarou o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Vitória (Amarv), Lúcio Heleno Barbosa Santos.

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, o projeto "Catadores São Educadores" é um dos mais significativos apoiados pelo Procon Vitória. "Ele representa o que buscamos: o consumo consciente, que dialoga com o meio ambiente, e o consumo sustentável, que inclui e gera renda", comentou.

Ele completou: "Quando a gente dialoga com os catadores, estamos possibilitando a eles inclusão social, geração de renda, maior dignidade no trabalho e valorizando um trabalho que é fundamental para a sociedade: a reciclagem, a transformação dos resíduos em geração de renda e fazendo com que eles se transformem em agentes educadores para a sociedade. Os catadores estão educando a cidade para uma nova lógica de consumo".


Voltar ao topo da página