Notícias
Carnaval: Chega Mais e Boa Vista abrem a última semana de ensaios técnicos
Publicada em 31/01/2023, às 13h05 | Atualizada em 31/01/2023, às 13h11
Por Bárbara Bueno Sá (barbara.sa@cdtiv.com.br), com edição de Deyvison Longui
Pode pegar o tamborim, porque os ensaios técnicos continuam no Sambão do Povo durante essa semana. Na noite desta segunda (30), foi a vez das escolas Chega Mais, do Grupo de Acesso, e da Independentes de Boa Vista ,do Grupo Especial, pisarem na avenida.
A escola azul e branco do Quadro, Cabral e Santa Teresa chegou na avenida com bastante empolgação. Esse ano a agremiação leva o enredo "No Alto do Morro, No Topo do Mundo, Dai ao Quadro o que é da Arte", que fala da arte que nasce na favela, especificamente no Morro do Quadro, que salva vidas nos becos e vielas da comunidade.
O enredo destaca também a música, canto, dança, rima e desenhos de grafite como armas de luta por dignidade e igualdade de todos que moram no alto do morro. Os componentes estavam muito animados, felizes e se reconhecendo no samba e no enredo.
Para a presidente Maria José Gegenheimer, mais conhecida como Zezé, contar a arte do Morro do Quadro tem uma emoção muito especial. "Eu sou uma pessoa apaixonada pelo Morro do Quadro, eu nasci, me criei e tô vivendo tudo nesse local. A minha formação toda é no Morro do Quadro, tudo é lá. Sou muito grata pelas pessoas estarem comigo nesse enredo. Quero levar ao público toda a forma de arte do Morro do Quadro. Nós temos um potencial muito grande de artistas. Artistas do dia a dia e instituições que fazem parte do morro. A gente tem essa potência e vamos levar isso pra avenida." finalizou.
A comissão de frente estava linda e muito bem ensaiada, misturando movimentos da cultura afro e passos de dança contemporânea. A ala 7 trouxe as crianças e jovens do morro, representando o Coral Serenata D Favela. A bateria, ousada e afinada, misturou o samba com batida de funk capixaba, chamada beat fino, uma "pegada" diferente da tradicional ao longo do ensaio.
Boa Vista
A vermelha, azul e branca de Cariacica, segunda a desfilar na noite desta segunda, veio trazendo muita alegria e samba na ponta da língua dos integrantes da escola. O enredo tem o tema "Humor: Tanto Riso, Oh, Quanta Alegria...No Tom da Canção a Boa Vista Contagia", que fala de bom humor, exaltando momentos e grandes comediantes da história e que contribuíram para a alegria dos brasileiros. A águia entrou pesada, mostrando que veio preparada pro dia do desfile.
O presidente e intérprete da escola, Emerson Xumbrega, conta como está sendo preparar o carnaval neste ano e a importância do ensaio técnico.
"Primeiro eu quero agradecer pelo carinho. Com muita dificuldade a gente faz o carnaval, mas a gente faz porque a gente gosta. É a cultura do nosso povo capixaba, cultura do Brasil. E nosso Estado tem o terceiro melhor carnaval do Brasil, então a gente tem que fazer bonito. O ensaio técnico é o último contato pra você acertar o que você acha que está dando errado. É um momento de extrema importância pras escolas, é o momento que você tem a noção de que pode fazer mais ali, diminuir aqui. Só tenho a agradecer a Liga, e ao presidente Neto pela capacidade e por toda essa estrutura para atender as escolas de samba. Vamos nessa e viva o carnaval capixaba!"
A escola cantou o samba do início ao fim. As alas estavam muito bem coreografadas, e os componentes vibrando e colocando o público pra cima. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Bruno Santos Filho e Vanessa Santos Benitez, destacaram-se pela sintonia e leveza. Os ensaios técnicos acontecem até quinta-feira (02).