Notícias

Brilho, luzes e enfeites garantem a beleza da decoração de Natal em Vitória

Publicada em 29/11/2022, às 15h10 | Atualizada em 05/12/2022, às 10h08

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Bárbara Bueno Sá


  • Consumo e produção responsáveis

Leonardo Silveira
Natal no Parque Moscoso com o Prefeito Lorenzo Pazolini
Natal no Parque Moscoso. (ampliar)

Vitória entra no clima do Natal e ganha uma iluminação especial, deixando a capital ainda mais bonita e pronta para encantar moradores e turistas, em uma das datas mais festivas e alegres do ano.

No Natal de Vitória, serão 82 pontos de decoração, oito pinheiros, 40 mil metros de microlâmpadas, 2.736 projetores, entre outras ornamentações natalinas. Todas as entradas da capital estarão iluminadas para receber visitantes com entusiasmo, alegria e espírito natalino. Avenidas de maior movimentação, ruas, parques e praças estarão coloridas e cheios de brilho.

Na Praça de São Pedro haverá cenografia e árvores de Natal, com a presença do Papai Noel, show do grupo Macakids e apresentação da Banda da Guarda Municipal de Vitória. A inauguração, que estava marcada para esta quinta-feira (1º de dezembro), será remarcada por conta das fortes chuvas que incidem sobre o Estado, comprometendo a realização do evento que é a céu aberto.

Vilas

A capital também vai ganhar a Vila de Natal, na Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi. A inauguração seria no sábado (3), com Macakids e Banda da Guarda Municipal, mas foi cancelada por conta das chuvas. A vila conta com uma Oficina de Brinquedos com ambiente interno e externo totalmente decorados com peças natalinas, iluminação de led, entre outras surpresas, para visitação de munícipes e turistas.  

O Parque Moscoso será uma das grandes atrações. O centenário local também terá a Vila do Papai Noel, que será inaugurada nesta terça (6), às 17h30.

Leonardo Silveira
Natal no Parque Moscoso com o Prefeito Lorenzo Pazolini
Natal no Parque Moscoso. (ampliar)

Além da Vila de Natal, o Parque receberá 11.240 metros de microlâmpadas em LED e 313 projetores. O local terá um Papai Noel de seis metros em fibra de vidro e máquinas de bola de sabão e de fumaça para abrilhantar a decoração.

Todos os arcos do Parque Moscoso serão ornamentados com microlâmpadas e as árvores receberão, além das lâmpadas pequenas, projetores. Nos lagos, haverá iluminação com projetores do tipo RGBW e bolas metalizadas para dar efeito na iluminação.

"O parque terá ainda um local romântico com quatro corações gigantes para registro do momento por meio de fotografias que eternizam o momento. E, ainda, dois soldadinhos de chumbo, cometas, pinheiro, cascatas em led, estroboscópica, tubo snowled, caixas de presentes, bolas, passarinheiro, urso, cogumelos e sombrinhas coloridas. Tudo para encantar o público em um Natal que vai encantar moradores e turistas", disse o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.  

Projeção

Outra bela surpresa será a projeção mapeada com motivos natalinos e as belezas de Vitória nas paredes da Catedral Metropolitana de Vitória, a partir do dia 11. "As projeções na Catedral levarão suspiros a milhares de pessoas no aniversário de Vitória, e não será diferente agora com o espírito natalino", comemorou Alex. O local também contará com presépio em tamanho real. 

Leonardo Silveira
Natal no Parque Moscoso com o Prefeito Lorenzo Pazolini
Natal no Parque Moscoso. (ampliar)

Decoração

Outros locais da capital também receberão decoração:

•Praça D. João Batista, em São Pedro;
•Basílica de São Antônio, em Santo Antônio;
•Praça Costa Pereira, no Centro;
•Praça dos Namorados, na Praia do Canto;
•Praças em Jardim da Penha;
•Praça da Sagrada Família;
•Praça da Bocha, em Jardim Camburi;

A Grande Goiabeiras também receberá iluminação especial em vários pontos da região.

Em Maruípe, a iluminação contemplará as Praças Vicente Guida e São José Operário. O Palácio Municipal e o prédio da Câmara de Vereadores já estão dexorados.

Na orla de Camburi, a avenida Dante Micheline terá figuras natalinas na altura dos bairros, Jardim da Penha, Mata da Praia, aeroporto e Jardim Camburi.  

Surpresa

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) garante que os eventos deste ano vão surpreender o público com muitas novidades.

"O nosso empenho e carinho na preparação do Natal de Vitória está em fazer quem passar por aqui se sentir único e especial. Queremos levar a todos um momento de magia e amor. O objetivo é deixar a mensagem de celebração da vida com o nascimento do menino Jesus e que possamos levar fé, esperança e amor a todos os corações", disse a diretora presidente da CDTIV, Valderene Corrêa Vasconcellos.


Voltar ao topo da página