Notícias

Biblioteca Municipal promove oficina de Teatro do Oprimido nesta quarta

Publicada em 05/11/2019, às 16h11 | Atualizada em 05/11/2019, às 17h40

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


William Berger
Oficina de Teatro do Oprimido
Teatro do Oprimido utiliza exercícios e jogos para ajudar a visualizar o mundo de outra forma

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim promove nesta quarta-feira (6), às 13h30, uma oficina do Teatro do Oprimido, um método que utiliza exercícios e jogos para ajudar a visualizar o mundo de outra forma. Para participar, é preciso ter pelo menos 14 anos e se inscrever por meio do telefone da Biblioteca Municipal: 3381-6926.

O professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) William Berger será o responsável por ministrar a oficina, em que ele também atuará como coringa.

O coringa é um papel central dentro da metodologia. As ações desse personagem alteram significativamente a trama da história, fazendo os participantes refletirem sobre os lugares que ocupam na sociedade.

A oficina busca lançar um olhar sobre a vida e a necessidade de transformar as relações sociais que nos oprimem no cotidiano, através de jogos e exercícios do Teatro do Oprimido, método criado pelo brasileiro Augusto Boal.

A oficina demonstrativa do método contará ainda com reflexões críticas sobre o processo educacional e relação professor-aluno para entender o lugar do educador e do educando na construção do conhecimento, suas potencialidades e possibilidades criativas pela arte, unindo o que Augusto Boal chamou de pensamento sensível e pensamento simbólico na Estética do Oprimido.

A Biblioteca Municipal é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura.

Teatro do Oprimido

O Teatro do Oprimido é um método criado pelo brasileiro Augusto Boal, embaixador mundial do teatro pela Unesco (2008) e indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2009 pela criação desse método, que já é praticado nos cinco continentes.

 William Berger

É ator, formado pela Escola de Teatro, Dança e Música Fafi e facilitador do Teatro do Oprimido. Tem Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e é professor do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes). 

Serviço
Oficina de Teatro do Oprimido
Quando: 6 de novembro de 2019 (quarta-feira), às 13h30
Local: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Rua Muniz Freire, 23 – Cidade Alta – Centro
Classificação indicativa: 14 anos
Inscrições: pelo telefone da Biblioteca – 3381-6926

Voltar ao topo da página