Notícias

Árvores com riscos de queda serão retiradas durante a semana

Publicada em 27/01/2020, às 16h22

Por Regina Freitas, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
arvore
No lugar das árvores removidas serão plantadas novas mudas

A equipe da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) realiza até a próxima sexta-feira (31) retiradas de árvores exóticas invasoras, bem como, árvores mortas, em declínio vegetativo ou risco de queda, visando proteger as pessoas e propriedades de eventuais acidentes.

Entre os serviços a serem executados estão: um Algodão da praia com quase oito metros de altura, na Alameda Luiz Serafim Derenzi que está com o tronco rachado e risco iminente de queda. Em substituição será plantada outra muda de árvore (a definir espécie).

Um exemplar de Leucena com nove metros de altura, na Rua Chrysolino, n°30, Ilha do Frade, também vai ser alvo das equipes. Além de ser exótica, está inclinado sobre o padrão de energia elétrica e sobre o muro com risco iminente de queda. Em substituição será plantada uma muda de Escova de garrafa.

Outra árvore que será retirada é uma de quatro metros de altura, na Rua Alaor de Queiroz, n°. 245, Santa Helena, pois está seca e com risco de queda. Em substituição será plantada uma samambaia.

Uma Cássia ferruginosa com sete metros de altura, na Rua Italina Pereira Mota, n°212, em Jardim Camburi, que está morta será substituída por duas mudas de Aldagro. Um exemplar de Algodão da praia com nove metros de altura na Rua Francisco Santos n°. 145, em Jardim Camburi, também, será retiradas, pois está quebrada devido ao alforamento radicial

Outros exemplares são: um Ipê rosa com oito metros de altura, na Travessa Antônio Borges, n°01, em Pontal de Camburi. A árvore ocasionou danos ao pavimento e no muro do imóvel, conforme parecer técnico.

Um exemplar de Mangueira com 10 metros de altura, na Rodovia Serafim Derenzi, n°6560, em Conquista, a qual está inserida em barranco encharcado e com parte das suas raízes afloradas, caracterizando o risco de queda também será retirada.

E mais uma árvore Pau brasil com mais de oito metros de altura, na Rua Carlos Martins, n°878, em Jardim Camburi. A árvore está em declínio vegetativo e risco de queda. Em substituição, será plantada uma muda de samambaia.

Manejo no Parque Barão de Monjardim

Essa semana o Parque Barão de Monjardim também será contemplado nos trabalhos. Serão manejadas 170 árvores, objetivando efetuar o controle de vegetais invasores que comprometem a qualidade ambiental do parque ou visando mitigar os impactos ambientais decorrentes de deslizamentos de terra no local. A maior parte das espécies a serem retiradas são Acácias, Leucenas e Sabiás.

Legislação

O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o consequente manejo da arborização são previstos no Decreto 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município e Vitória (PDA).

Além disso, todas as retiradas citadas se enquadram nas diretrizes e procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a Lei Municipal 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município de Vitória.


Voltar ao topo da página