Notícias

Arena Vitória: Semus alerta sobre cuidados com hipertensão e obesidade

Publicada em 24/01/2020, às 14h02

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
arena vitória hipertensão
A PMV realiza ações de promoção da saúde e de prevenção a diabetes e hipertensão

O sal em excesso pode desencadear hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais e outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio das Unidades de Saúde da Fonte Grande, Vitória, Ilha do Príncipe, Morro do Quadro e Santo Antônio, estiveram na manhã da ultima quinta-feira (23) fazendo orientações e distribuindo amostras de “sal de ervas”, para os munícipes que passavam pela Arena Verão Vitória.

A técnica de misturar um pouco de sal com ervas naturais substitui então o consumo de sal puro deixando-o mais saudável na hora de temperar os mais variados alimentos.

“Trata-se de uma mistura simples que acumula os efeitos benéficos das plantas, que podem variar de acordo com a preferência de cada pessoa”, disse a diretora da US da Fonte Grande, Manuela Martins Cruz.

A Prefeitura de Vitória realiza ações de promoção da saúde e de prevenção a diabetes e hipertensão, além de acolher, acompanhar e oferecer o tratamento, a fim de possibilitar a atenção qualificada, a motivação para o autocuidado e a adoção de comportamentos saudáveis à população portadora destas condições crônicas.

Serviços realizado pela Semus

Atendimento e acompanhamento multiprofissional em todas as unidades de saúde para as necessidades básicas e com encaminhamento para especialistas no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou outros serviços de acordo com cada caso.

Disponibilização de materiais necessários ao controle do nível de glicose no sangue, como glicosímetros, tiras testes e lancetas. A entrega dos materiais é feita para pessoas que usam insulina que estejam cadastradas e acompanhadas pelas equipes de saúde na Unidade mais próxima de sua residência; Fornecimento de medicamentos para tratamento de hipertensão arterial e diabetes mellitus nas farmácias das Unidades de Saúde mediante apresentação de prescrição médica.

Realização de exames laboratoriais e outros para fins de diagnóstico, monitoramento das condições de saúde, classificação de risco e prevenção de complicações relacionadas à hipertensão e diabetes.

Atendimento à situações de urgência com suporte para os devidos encaminhamentos.

Cadastro e acompanhamento através de um Sistema Informatizado com registro de situações de saúde, informações clínicas e detecção de situações de risco associadas a cada caso.

Atividades de educação em saúde com orientações individuais e em grupo por meio de conversas, palestras e grupos de usuários nas unidades de saúde, além de parcerias para ações programadas com escolas, empresas e outros.


Voltar ao topo da página