Notícias

Acessibilidade: 60 prédios municipais com novas calçadas cidadãs

Publicada em 12/08/2020, às 09h59

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Calçada Cidadã - Calçada Verde (EMEF Éber Louzada Zippinotti
Emef Eber Louzada Zipinotti foi um dos prédios públicos municipais que ganharam calçada cidadã (ampliar)
Leonardo Silveira
Calçada Cidadã/Calçada Verde (CMEI João Pedro de Aguiar e EMEF Elzira Vivacqua dos Santos
Emef Elzira Vivácqua foi outro equipamento da administração municipal que ganhou calçada cidadã (ampliar)

Em todas as nove regiões da cidade, 60 prédios públicos municipais estão com novas calçadas cidadãs. Durante a pandemia do coronavírus, as obras estão a todo vapor para promover a acessibilidade na capital.

Uma delas foi instalada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eber Louzada Zipinotti, em Jardim da Penha. Além do tratamento humanizado para não cortar a árvore centenária do local, o município reduziu o espaço da rua e ampliou a calçada.

Outra que também ganhou calçada cidadã foi a Emef Elzira Vivácqua, em Jardim Camburi. Também foi beneficiado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro de Aguiar, localizado no mesmo quarteirão.  

Mais 44 calçadas ainda vão passar pela reforma. Quem realiza a obra é a empresa MTF Construções. O investimento é de R$ 4,8 milhões.

O prazo para conclusão das obras das 104 calçadas é de um ano. Elas começaram pela região da Grande Maruípe, em março deste ano.

"Cobramos dos proprietários dos imóveis e, por outro lado, fazemos também a nossa parte, construindo calçadas dos prédios da prefeitura. Queremos que os pedestres se desloquem com segurança, tornando nossa cidade mais humana para todos", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade em exercício, Otto Grellert.


Voltar ao topo da página