Notícias

Ação de limpeza no manguezal reúne estudantes e tem homenagem ao Dia do Gari

Publicada em 20/05/2022, às 14h40 | Atualizada em 20/05/2022, às 14h49

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Gislaine de Assis Santos


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Brunella França
Emef EVU
Brunella França
Emef EVU

O dia letivo desta sexta-feira (20) começou diferente para as turmas do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Experimental de Vitória - Ufes. Eles integraram uma força-tarefa junto com agentes de limpeza da Central de Serviços e fizeram uma ação no manguezal que margeia a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Estudantes do 8º ano confeccionaram placas de sinalização a partir de madeira reciclada fornecida pela Central de Serviços. As placas foram instaladas próximo à área do manguezal, ao lado do Planetário de Vitória.

"Nesta manhã especial, nossa escola Emef Experimental de Vitória - Emef Ufes deseja parabenizar o trabalho que os garis desenvolvem na nossa querida cidade de Vitória. Vocês, garis, a deixam limpa e cada dia mais bonita para todos os moradores. Muito obrigada, vocês são importantes e valorizamos e respeitamos vocês! Parabéns pelo seu dia!" A mensagem em homenagem ao Dia do Gari, comemorado em 16 de maio, foi lida pela estudante Luma Fernandes Barbosa, de 9 anos, que integra a turma do 4º ano.

O contato com o manguezal no "quintal da escola" chamou a atenção dos amigos Lucas Velozo do Nascimento e Enzo de Oliveira Canuto, ambos com 10 anos, e estudantes do 5º ano.

"Essa ação foi muito divertida pra mim, eu nunca fiz isso, de ajudar a limpar o mangue. É legal ajudar os animais, porque eles morrem por causa desse lixo. Eu vi até um peixe morto", destacou Enzo. "O que eu achei mais interessante foi ajudar as pessoas, os coletores, e vir ao mangue com meus amigos", contou Lucas.

Formação com consciência ambiental

Acompanhando os estudantes na ação, o professor Robson Wetler destacou a importância de trabalhar, desde a primeira infância, a educação ambiental com as crianças.

"É de grande relevância esse trabalho com as crianças, porque se não trabalharmos a educação ambiental na primeira infância, no ensino fundamental, lá na frente, a gente terá muito mais dificuldade. A preservação do mangue é uma questão ambiental de educação, porque as pessoas descartam muitos resíduos sem ter a consciência do que esses resíduos causam ao meio ambiente. A partir do momento que levamos essa consciência para os estudantes, eles se tornarão adultos já sabedores de suas responsabilidades com o meio ambiente", afirmou.

Brunella França
Emef EVU
Brunella França
Emef EVU

Diretora da unidade de ensino, Luciana Castelo também acompanhou os estudantes na ação e ressaltou que a Emef Experimental de Vitória - Ufes faz um trabalho no espaço onde está inserida.

"Nossa escola já tem o hábito de zelar pelo meio ambiente, nós estamos localizados num lugar privilegiado. Fazemos ações para preservação e coleta de resíduos. Participar dessa semana de limpeza da baía de Vitória e do manguezal com as equipes da Central de Serviços, em homenagem ao Dia do Gari, é de extrema importância, porque o trabalho desenvolvido por eles faz com que a nossa vida seja melhor. É importante desenvolver esse senso de responsabilidade, formando cidadãos críticos. Momentos como os de hoje são de vivência do lúdico e na prática", ponderou Luciana.

Mutirão de limpeza

O mutirão de limpeza na baía e nos manguezais de Vitória é uma ação conjunta coordenada pela Central de Serviços e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). De acordo com o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, até o meio dia desta sexta-feira (20), já foram recolhidas 112 toneladas de resíduos pelas equipes envolvidas no trabalho.

"Estar aqui com os estudantes é muito significativo. É a próxima geração. É começar de pequeno educando, preparando uma nova geração com consciência de como fazer o descarte de forma correta e preservar o meio ambiente para as próximas gerações", disse sobre a ação no manguezal da Ufes.

A ação segue até sábado (21) e a expectativa é que sejam retiradas, aproximadamente, 300 toneladas de lixo, da orla e manguezais da capital, ultrapassando a quantidade recolhida no ano passado: 192 toneladas.

"É um momento importante pra gente no ano, a limpeza da baía e dos manguezais é uma ação que tem muito apoio. Foi muito legal conseguir incluir um trabalho interdisciplinar com a ajuda dos estudantes, eles deram show na criatividade com o material reaproveitado, com a arte, as mensagens. Sempre que conseguimos envolver as crianças, a gente sabe que o resultado é maior. Agradecemos às secretarias de Educação e Meio Ambiente pela parceria", disse o subsecretário de Gestão da Central de Serviços Paulo Vitor Aquino, que é ex-estudante da EmefExperimental de Vitória - Ufes.

Brunella França
Emef EVU
Brunella França
Emef EVU

Voltar ao topo da página