Notícias

A Arte é Nossa: entregue primeira etapa de murais da avenida Jerônimo Monteiro

Publicada em 10/01/2020, às 16h25

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

João Paulo Postiço
Seis primeiros murais de arte entregues na avenida Jerônimo Monteiro
As pinturas foram feitas nas fachadas de lojas que compõem a avenida
João Paulo Postiço
Seis primeiros murais de arte entregues na avenida Jerônimo Monteiro
As intervenções artísticas ainda vão contar com iluminação cênica

Com inspirações na fauna e na flora capixaba, os primeiros seis murais de intervenção de arte urbana foram entregues na avenida Jerônimo Monteiro, no Centro. São 119m² de área pintada pelas mãos do artista João Postiço, de 35 anos. A ideia é que, até o fim do ano, praticamente toda a avenida vire uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

As intervenções podem ser vistas integralmente à noite e ainda vão contar com iluminação cênica para destacar a beleza de cada uma. A iniciativa faz parte do projeto A Arte é Nossa, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

As pinturas foram feitas nas fachadas de lojas que compõem a avenida, o que exigiu muito trabalho do artista Postiço no período noturno e nos fins de semana, momento em que o artista, com mais de 20 anos de experiência na área, aproveitou a iluminação natural para fazer as correções que a luz artificial não permite ver.

A inspiração de João Postiço vem trazer cores e a própria natureza para dentro de um centro urbano, rompendo com a lógica do concreto e as cores pastéis de um centro histórico. "Precisamos falar sobre como lidamos com o meio ambiente e a natureza. Preciso dar cores e formas que trazem sensações e alegria para esse organismo com muitos integrantes marcados pela rotina em meio ao concreto", revela o artista.

Os trabalhos já mexem com os moradores e pessoas que passam pelo local. "O desafio é imenso, mas é gratificante. Quase todas as pessoas que passam elogiam e incentivam", relata o artista.

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa realiza intervenções urbanas em espaços públicos da capital e utiliza suportes diversos para imprimir a sua marca, que é popularizar a arte urbana, além de colorir o dia a dia dos moradores. Para isso, os muros da cidade ganham obras realizadas com grafite, arte-mural, arte-relevo e pintura.

O objetivo é devolver aos moradores de Vitória os espaços públicos da cidade de forma mais poética, valorizando e estimulando a criatividade do artista local, além de reforçar a importância da cultura como elemento de transformação das cidades.


Voltar ao topo da página