Notícias

Coronavírus: Guarda Municipal vai distribuir 2 mil máscaras no feriadão

Publicada em 09/06/2020, às 13h19 | Atualizada em 10/06/2020, às 14h29

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semsu
Guarda entrega máscaras
Guarda Municipal intensifica ações de conscientização na orla e outros pontos da capital e faz distribuição de máscaras (ampliar)

A Guarda Civil Municipal de Vitória vai intensificar as ações de conscientização sobre a importância de manter o isolamento durante o feriadão de Corpus Christi. A medida da Prefeitura de Vitória visa diminuir a quantidade de pessoas nas ruas e também contribuir para a diminuição do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Haverá também a distribuição de 2 mil máscaras para a população desta quinta-feira (11) a domingo (14).

No feriadão, as ações serão concentradas, principalmente, nas praias da capital, que têm atraído bom número de pessoas, apesar das regras do isolamento social. A equipe de fiscalização integrada, composta por fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e da Vigilância Sanitária, agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, também atuará durante o feriadão.

No último fim de semana, as ações da Guarda Municipal se concentraram nas praias da Curva da Jurema e de Camburi, que estavam com muitas pessoas nas areias. Os agentes distribuíram 500 máscaras e conversaram com os banhistas sobre a importância de ficar em casa.

Alerta

"Os agentes da Guarda Municipal irão atuar nos calçadões e nas praias para reforçar o alerta à população sobre os cuidados básicos para prevenir a Covid-19, ou seja, evitar aglomeração e usar máscara, se precisar sair de casa", explica o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Distanciamento

"Com a curva ascendente do número de casos confirmados de coronavírus, é fundamental reforçar as medidas de distanciamento social como a forma mais eficaz de prevenção à Covid-19. Ao lado das ações específicas de prevenção no campo da saúde pública, como a distribuição de máscaras e a sanitização de centenas de espaços, a Prefeitura de Vitória tem intensificado as ações de conscientização da população sobre a importância dos cuidados no distanciamento social neste momento", disse o coordenador do Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos impactos causados pela Covid-19, Bruno Toledo.

Renda

"Há algumas semanas, as costureiras das escolas de samba de Vitória estão produzindo as máscaras para serem distribuídas à população. A ação é uma parceria da Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitoria (CDTIV) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses). Essa parceria já viabilizou a entrega gratuita de milhares de máscaras para pacientes dos Pronto-Atendimentos da Praia do Suá e de São Pedro, na barreira sanitária instalada da rodoviária de Vitória e, agora, estamos ampliando para as ações de conscientização da Guarda Municipal de Vitória em pontos estratégicos da cidade. São ações que vêm para somar neste momento de combate à disseminação do novo coronavírus e que têm contribuído para gerar emprego e renda nas comunidades", afirmou Leonardo Krohling, do Comitê de Acompanhamento e de Recuperação Econômica para Situação de Emergência de Saúde Pública – Covid-19.

Ações

Desde o início do isolamento, em março, a Prefeitura de Vitória adotou diversas medidas para inibir a circulação de pessoas nas ruas, como orientações para feirantes e frequentadores de feiras livres, mensagens sonoras em viaturas da Guarda Municipal, isolamento e fechamento de academias populares, entre outras.

A Prefeitura também vem fazendo campanha em rádio, TV, internet, redes sociais, guardas municipais nas ruas, carros de som com orientação para as pessoas ficarem em casa e evitarem aglomerações.


Voltar ao topo da página