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Procon Vitória vai monitorar lojas virtuais e marketplaces para Black Friday

Publicada em 10/09/2019, às 09h05

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Celular na mão de uma pessoa
Celulares estão entre os produtos que serão monitorados pela equipe de fiscalização do Procon

A pouco mais de dois meses da próxima edição da Black Friday, o Procon Vitória vai fazer um monitoramento semanal de preços de diversos produtos de olho no comportamento dos principais sites e portais de vendas do País.

No dia do maior evento de e-commerce do Brasil (29 de novembro), o Procon Vitória vai fazer um plantão “tira-dúvidas”, dar orientações e realizar fiscalização para coibir fraudes e infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

O Procon Vitória vai utilizar como recurso o histórico de preço das principais lojas virtuais, nas quais serão acompanhados os preços de mais de dez itens.

O monitoramento vai se concentrar nas lojas virtuais e nos marketplaces mais acessados e apontados como principais locais de busca por ofertas pelos consumidores: Mercado Livre, Americanas, Submarino, Shoptime, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio, Sephora, Ricardo Eletro, Saraiva, Zoom, Shop2gether e Buscapé.

Produtos

Leonardo Silveira
Ação do PROCON no Dia Internacional do Consumidor
"Consumidores precisam se preparar para aproveitar as oportunidades", disse Herica Correa Souza

Equipes do Procon Vitória vão acompanhar os preços de celulares, TV´s, notebooks, tablets, geladeiras, câmeras fotográficas e cabines de jogos.

Em 2018, durante a Black Friday, 27% dos consumidores foram em busca de laptops, PC´s e TV´s; roupas (24%); aparelhos domésticos (15%); brinquedos (15%); cartões de presente (11%) e viagens (8%).

Munida desses dados e com o histórico de reclamações de descumprimento da oferta e “golpes virtuais”, a gerente do Procon, Herica Correa Souza, apela para que os consumidores adotem uma nova postura antes de apertar a tecla "finalizar compra".

"Os consumidores precisam se preparar para aproveitar as oportunidades, evitando o superendividamento, e realizar compras de forma sustentável, equilibrada e responsável. O primeiro passo é listar, desde já, os itens que necessitam, evitando as compras por impulso. Depois, fazer o acompanhamento do preço para que, no dia da Black Friday, tenham certeza de que estão adquirindo o produto com desconto real", enfatiza Herica.

Cuidados

Ela alerta ainda para os cuidados básicos para evitar as fraudes. A primeira dica é pesquisar em, pelo menos, três sites para ter a certeza de que o valor não pertence à famosa “black fraude”.

O próximo passo é verificar se o site é seguro, vendo se a loja virtual possui o “cadeado de segurança”, o que atesta sistema de proteção. "As tentativas de fraudes também são comuns na época da Black Friday. Os cibercriminosos simulam sites conhecidos para roubar dados e lesar o consumidor", avisa a gerente.

Notificações

Herica acrescentou que o órgão vai notificar as empresas que forem flagradas simulando promoções. Essa medida já está valendo para a Semana do Brasil - um evento nos moldes da Black Friday -, criado recentemente pelo Governo Federal para aquecer as vendas de setembro, considerando que, historicamente, neste mês o consumo tende a ser menor em vários segmentos de mercado. 

Dicas do Procon Vitória
  • Adote a pesquisa também para as compras em lojas físicas. Exija nota fiscal, o cumprimento da oferta e não esqueça de perguntar sobre a política de troca.
  • Consumidor tem direito de arrependimento de 7 dias para as compras virtuais.
  • Fique atento para verificação de segurança do site/loja virtual. Certifique-se de que esta navegando em um site confiável.
  • Previna-se contra as ofertas mirabolantes. Então, antes de se encantar por aquele produto com preço “imperdível”, averigue onde está a oferta e se é de fato uma loja séria.

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