Notícias

Viradão Vitória: ambulantes da 2ª turma fazem curso de manipulação de alimentos

Publicada em 21/08/2019, às 16h08 | Atualizada em 21/08/2019, às 17h28

Por Danielly Campos, com edição de Josué de Oliveira


Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2018 - Público na Avenida Jerônimo Monteiro
Avenida Jerônimo Monteiro será um dos pontos onde atuarão os ambulantes

A segunda turma de ambulantes inscritos para trabalhar no Viradão Vitória 2019 vai se reunir na próxima sexta-feira (23), a partir das 13 horas, para aprender a manipular alimentos. O curso será no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá.

A primeira turma se qualificou nesta quarta-feira (21). Técnicos da Vigilância Sanitária de Vitória orientaram sobre higiene e as formas corretas de preparo de alimentos que tradicionalmente são comercializados pelos ambulantes.

Quem não comparecer ao curso não concluirá o processo seletivo. A vaga voltará a ser ofertada no site ambulanteviradao.vitoria.es.gov.br, a partir do próximo sábado (24). Na primeira turma, 18 vendedores compareceram e 13 faltaram.

"Temos, então, novas oportunidades de trabalho. No total, 13 vagas voltarão a ser ofertadas no sistema no sábado. Eles farão o curso de preparo de alimentos no dia 25 de setembro. Todo processo de seleção, que pela primeira vez na cidade foi virtual, foi coordenado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec)", afirmou o secretário da pasta e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Licença

Aos que completarem o processo, concluído com o curso, será disponibilizada a autorização de trabalho no próprio site, a partir deste sábado (24). Ela pode ser baixada para o celular para apresentação no dia do Viradão.

É importante ter o documento em mãos para checagem da fiscalização de posturas. A equipe da Gerência de Fiscalização de Posturas e Edificações (GFPE) também distribuirá camisas do evento.

Local

Os vendedores de alimentos, previamente preparados em casa, e bebidas, em garrafas de plástico e latas, vão atuar na avenida Jerônimo Monteiro e nas ruas Gonçalves Ledo e Governador José Sete.

Barracas

Os ambulantes devem trabalhar em barracas brancas, de 3m x 3m, conforme a portaria 1/2010. O município não fornecerá o mobiliário. A montagem das barracas será na sexta-feira, dia 28 de setembro, das 9 às 12 horas. Já a desmontagem deve acontecer, obrigatoriamente, das 23 horas do dia 29 de setembro até 1 hora do dia 30 de setembro.

Viradão

O Viradão Vitória 2019 é um evento com 26 horas de duração e que levará cerca de 40 mil pessoas para o Centro. O Viradão acontece a partir das 18 horas do dia 28 até as 20 horas do dia 29 de setembro.

Ele está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Nesse projeto de seleção do comércio ambulante, as equipes da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apoiam a iniciativa.


Voltar ao topo da página